Santa Casa realiza pela primeira vez implante de Válvula Aórtica por Transcateter (TAVI)
As equipes médicas das especialidades Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande foram responsáveis pelo primeiro implante de Válvula Aórtica Transcateter (TAVI) em Rio Grande, realizado na última terça-feira, 26.
O método, já executado em grandes centros cirúrgicos, é um procedimento menos invasivo e com menores riscos pós-operatórios para os pacientes com Estenose Aórtica (estreitamento que dificulta a abertura da válvula aórtica causandoobstrução ao fluxo de sangue do coração para a aorta), contribuindo para uma redução no tempo de internação e melhor recuperação do paciente.
O procedimento foi realizado na sala de Hemodinâmica do Hospital de Cardiologia e conduzido pelo cirurgião cardíaco, Dr. Rogério Abrahão, e pelo cardiologista intervencionista, Dr. Leonardo Alves, liderados pelo cardiologista intervencionista, Dr. Felipe Fuchs (Hospital Moinhos de Vento / Hospital de Clínicas de Porto Alegre).
As condições clínicas do paciente (estenose aórtica severa com comorbidades associadas) traziam um grau de risco maior para a realização do procedimento comumente utilizado (cirurgia cardíaca), assim, o método supracitado foi escolhido como uma forma estratégica e humanizada de atendimento.
Vale ressaltar que devido à capacitação dos profissionais envolvidos, o preparo técnico e específico, a estrutura adequada, moderna e tecnológica, é que foi possível oportunizar-se a realização desse tipo de procedimento na cidade do Rio Grande.
Esta cirurgia é um avanço para a resolução e para o atendimento de problemas cardíacos graves no município, colocando o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande no rol de instituições capacitadas em infraestrutura técnica para a realização de procedimentos estruturais percutâneos. Entretanto, esse procedimento ainda não está disponível pelo SUS, assim como pela maioria das operadoras de saúde.
Registramos um agradecimento especial à grande equipe da Santa Casa que executou e prestou suporte durante toda a cirurgia: Dr. Leonardo Alves, Dr. Rogério Abrahão, Dr. Guilherme Almeida, Dr. Evandro Oss, Dr. Delmar dos Santos, Dr. Eduardo Tomazoni, Dr. Victor Costa, Enfa. Rosa Cacciamani, Técnicos em Enfermagem Rogério Machado e Verônica Arrieche, e a secretária da Hemodinâmica, Fabiana Sevais.
Agradecemos, ainda, à equipe de Porto Alegre que coordenou o implante, na figura do Dr. Felipe Fuchs e da enfermeira Lidiane Lahti. Por fim, agradecemos especialmente a governança da Santa Casa pelo incentivo.
“A Santa Casa procura se aperfeiçoar tanto no ponto de vista técnico, quanto no tecnológico, para acompanhar evoluções que acontecem nos grandes centros e trazer para a prática médica da instituição. É motivo de orgulho e reconhecimento executarmos esse procedimento com as nossas estimadas equipes”, comenta o presidente, Sr. Renato Silveira.
Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande
Foto: Divulgação