São José do Norte tem o primeiro caso de coronavírus em morador que está no Município
O caso anterior foi contabilizado em São José do Norte, mas o paciente não estava no município
Nesta quarta-feira (18/06), o município de São José do Norte, registrou mais um caso positivo de Covid-19. Trata-se de um homem de 48 anos que trabalha em uma empresa de pescados na região da Barra em Rio Grande.
Em vídeo na rede social da prefeitura, a prefeita Fabiany Zogbi junto ao Secretário de Saúde do Município, Lucas Penteado, relata tratar-se do primeiro caso: “Foi confirmado o primeiro caso de coronavirus em São José do Norte”.
Contudo, a cidade de São José do Norte contabiliza 2 casos.
Entenda
O primeiro caso positivo para COVID-19 foi em 28/05 de um pescador que estava em Itajaí/SC. O Secretário de Saúde Lucas Penteado, informou ao Rio Grande TEM que o pescador é residente de São José do Norte e estava fora do Município desde o mês de maio. Veja o esclarecimento da prefeitura https://www.facebook.com/PrefeituraSJN/photos/a.538942829820845/1088260311555758/?type=3
Marcelo Ermel, assessor da Secretaria de Comunicação do Estado esclareceu ao Rio Grande TEM: “O critério de notificação dos casos indica o município de residência do infectado. Se ele é residente de São José do Norte, o caso contabiliza para o município. E assim com todos os municípios. No caso dos frigoríficos, por exemplo. O local de trabalho não é o local para onde vai a notificação. Mora em Marau mas trabalha em Passo Fundo. Caso positivo para o coronavírus, contabiliza para Marau”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Norte o paciente, confirmado nesta quinta (18/06), mesmo sem sintomas realizou o teste na quarta (17/06) na empresa em que trabalha. Outros funcionários também foram testados.
Ainda de acordo com a SMS os familiares que tiveram contato com este caso, serão testados pela Secretaria Municipal da Saúde de São José do Norte e assim como o paciente, estão em isolamento domiciliar.
Já os trabalhadores que tiveram contato com este colega serão testados pela empresa empregadora, conforme informação de Penteado.
O Secretário ressalta ainda, que não há evidência de “contaminação local na cidade”, ou seja, contaminação comunitária entre moradores de São José do Norte.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Pixabay