“Sarau e Conversa” iniciará na segunda,21, e reunirá classe artística rio-grandina
Com uma programação que busca escutar todo segmento artístico rio-grandino, a partir da segunda-feira,21, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na rua General Vitorino, 666, será o espaço de encontro, conversas e manifestações culturais através do “Sarau e Conversa”. O momento acontece nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30, em dois horários às 18:30 e às 19:30. O secretário Luis Henrique Drevnovicz estará junto com sua equipe de colaboradores e servidores a fim de entender os anseios de todos os envolvidos.
“O problema é não ter momentos como esse que escutem a nossa classe pois aí já se sabe quais serão os frutos” comenta o diretor da Biblioteca Rio-Grandense, Ronaldo Gerundo destacando que o encontro será muito positivo para toda a cultura rio-grandina. “Ainda não temos a dimensão que esse evento irá proporcionar, pode até ser a porta para próximos encontros, mas o resultado com certeza será efetivo dando vazão à criatividade” completa.
A estudante de Teatro da UFPEL, Brenda Castro, fala que a iniciativa é fundamental para aqueles artistas que trabalham no mesmo segmento e não se conhecem. “ É uma oportunidade de trocar experiências além de também poder debater questões de cada segmento artístico” destaca Castro e ainda frisa “São pessoas com diferentes visões e que, numa conversa ou na troca de vivências podem construir muitas coisas”.
O grafiteiro Guilherme Gerundo diz que a roda de conversa irá proporcionar o contato com aqueles que tenham interesse pelo graffiti e ainda não sabem por onde começar. “ É a troca de informações que estamos precisando. Será uma dinâmica muito positiva para a classe artística rio-grandina” declara.O artista ainda completa afirmando que o grafite é muito mais que uma lata de spray, é uma arte que contribui nas áreas artísticas, culturais e sociais.
O músico Luís Mauro Castro Vianna defende que o Sarau aconteça anualmente a fim de que o poder público possa manifestar os processos democráticos para e pelo povo “ Esse tipo de momento propicia a melhor performance da gestão cultural” declara.
Já o representante do ponto de cultura e memória do Cedro (BGV), José Assis da Luz,
comenta que estará presente no momento junto com outros líderes culturais do bairro. “ Precisamos desse contato para que nosso segmento seja ouvido e apoiado” comenta.
“Queremos escutar as realidades dos segmentos rio-grandinos a fim de que todos tenham espaço para expor suas necessidades. A proposta visa entender os anseios de todos os envolvidos” frisa o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz.
A Comunidade em geral está convidada para todos os encontros que serão realizados de acordo com cada segmento.
Confira a programação
- Dia 21/03 – 18:30 – Empresas, produtores culturais e trabalhadores da Cultura e às 19:30- Cinema e Vídeo.
- Dia 22/03 – 18:30 – Teatro, Dança e Circo e às 19:30 – Artes Visuais, Grafitti, Cartunistas.
- Dia 23/03 – 18:30 – Música e às 19:30 – Literatura, Escritores, Bibliotecas.
- Dia 28/03 – 18:30 – Associações Culturais, ONGs, OSCIPs e às 19:30 – Associações de Bairro.
- Dia 29/03 – 18:30 – Carnaval, Capoeira, CTGs, Hip Hop e Cultura Popular e às 19:30- Culturas Inclusivas, LGBTQIA+, Movimento Negro, Movimento Indígena.
- Dia 30/03 – 18:30 – Patrimônio e às 19:30 – Artesãos.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação