NotíciasRio Grande

Saúde Mental vai realizar debates durante o Setembro Amarelo

Neste sábado (10), é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data marca uma das ações dentro do Setembro Amarelo, mês definido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014, como uma das maiores iniciativas durante o ano de prevenção ao suicídio. Em 2022, a campanha tem como tema “A vida é a melhor escolha”.

No município do Rio Grande, a Secretaria da Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Saúde Mental, vai realizar alguns eventos como forma de lembrar sobre a necessidade de se buscar ajuda quando necessário. São quatro discussões previstas pela coordenação do Programa da SecretariaA primeira trata da apresentação do Núcleo de Saúde Mental aos servidores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa atividade ocorrerá dia 13, às 13h30min, no Campus Carreiros, e é dirigida somente aos servidores da FURG.

No dia seguinte, no mesmo local e horário, haverá uma mesa redonda promovida pela FURG com participação do Núcleo de Saúde Mental da SMSA ação oficial alusiva ao Setembro Amarelo foi programada para o dia 21, das 14h às 18h, no Theatro Municipal. A atividade será aberta ao púbico e aguarda confirmação de palestrantes.

Consta na programação uma exposição, de 26 deste mês a 2 de outubro, com trabalhos de usuários atendidos pelos serviços Saúde Mental no município. A exposição vai ocorrer no Praça Shopping é aberta ao público. Interessados podem visitá-lo no horário de funcionamento do shopping.

Estatísticas

Coordenador do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Diogo Magalhães diz que, embora os números de suicídios estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência. Os índices não param de aumentar, conforme a Organização Mundial da SaúdeDiogo informa que quase 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Dessa forma, acredita, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento em saúde mental e informações de qualidade.

coordenador afirma que suicídio é uma realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com pesquisa realizada pela OMS, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. Com isso, estima-se em mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

O Rio Grande do Sul aparece como o estado com maior número de suicídios no país. Os dados mais recentes são de 2020 e mostram que, naquele ano, houve uma média de quatro dessas ocorrências por dia. Além disso, uma média de 22 casos referentes a lesões autoprovocadas, que englobam situações de tentativas de suicídio ou automutilações, foram verificadas a cada dia.

Atendimento

A coordenação do Núcleo de Saúde Mental não possui estatísticas sobre casos de suicídio no Rio Grande. Entretanto, diversos serviços públicos são oferecidos no município com atenção à Saúde Mental.

Lista dos dispositivos de atendimento no município

Lista-de-Dispositivos-Setembro-Amarelo

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.