Saúde Mental vai realizar debates durante o Setembro Amarelo
Neste sábado (10), é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data marca uma das ações dentro do Setembro Amarelo, mês definido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014, como uma das maiores iniciativas durante o ano de prevenção ao suicídio. Em 2022, a campanha tem como tema “A vida é a melhor escolha”.
No município do Rio Grande, a Secretaria da Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Saúde Mental, vai realizar alguns eventos como forma de lembrar sobre a necessidade de se buscar ajuda quando necessário. São quatro discussões previstas pela coordenação do Programa da Secretaria. A primeira trata da apresentação do Núcleo de Saúde Mental aos servidores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa atividade ocorrerá dia 13, às 13h30min, no Campus Carreiros, e é dirigida somente aos servidores da FURG.
No dia seguinte, no mesmo local e horário, haverá uma mesa redonda promovida pela FURG com participação do Núcleo de Saúde Mental da SMS. A ação oficial alusiva ao Setembro Amarelo foi programada para o dia 21, das 14h às 18h, no Theatro Municipal. A atividade será aberta ao púbico e aguarda confirmação de palestrantes.
Consta na programação uma exposição, de 26 deste mês a 2 de outubro, com trabalhos de usuários atendidos pelos serviços Saúde Mental no município. A exposição vai ocorrer no Praça Shopping e é aberta ao público. Interessados podem visitá-lo no horário de funcionamento do shopping.
Estatísticas
Coordenador do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Diogo Magalhães diz que, embora os números de suicídios estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência. Os índices não param de aumentar, conforme a Organização Mundial da Saúde. Diogo informa que quase 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.
Dessa forma, acredita, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento em saúde mental e informações de qualidade.
O coordenador afirma que suicídio é uma realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com pesquisa realizada pela OMS, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. Com isso, estima-se em mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O Rio Grande do Sul aparece como o estado com maior número de suicídios no país. Os dados mais recentes são de 2020 e mostram que, naquele ano, houve uma média de quatro dessas ocorrências por dia. Além disso, uma média de 22 casos referentes a lesões autoprovocadas, que englobam situações de tentativas de suicídio ou automutilações, foram verificadas a cada dia.
Atendimento
A coordenação do Núcleo de Saúde Mental não possui estatísticas sobre casos de suicídio no Rio Grande. Entretanto, diversos serviços públicos são oferecidos no município com atenção à Saúde Mental.
Lista dos dispositivos de atendimento no município
Lista-de-Dispositivos-Setembro-Amarelo
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação