BlogsO Mundo da Duda

Se todo ser humano é diferente, por que os autistas seriam iguais?

Autismo é um transtorno do desenvolvimento, não tem características físicas, você não reconhece um autista pela fisionomia dele. Não se descobre o autismo quando a criança nasce e sim conforme algumas alterações no desenvolvimento, como atraso da fala, dificuldade de comunicação, de interação, agitação, socialização, repetição e entre outros.

Todas as alterações que definem o autismo, passaram a ser chamadas de transtorno do espectro autista.

Mas por quê?

Espectro pode ter várias características e níveis diferentes, então um autista pode ter características mais leves e um nível de desenvolvimento mais avançado, podendo até mesmo vir a ter habilidades que vão além do desenvolvimento da idade, com um QI mais alto, enquanto outros podem se encaixar em mais características e ter um nível de desenvolvimento bem mais baixo.

Não existe nenhum estudo que comprove a causa do autismo. Antigamente autismo era visto como uma doença. Muitas famílias escondiam os filhos. Muitas mães eram culpadas pelo filho ser autista e a maioria eram e são até hoje meninos, por isso a cor azul simboliza o autismo. De uns anos para cá o autismo vem tendo mais visibilidade, mais estudo e consequentemente o número de diagnósticos vêm aumentando cada vez mais.

O fato de ser obrigatório a inclusão nas escolas regulares também é um fator importante para o aumento da visibilidade do espectro.

Visando tudo isso que falei, é difícil identificar um autista, quando não se tem muita informação. Você pode ter contato com diferentes pessoas que se encaixam no espectro e notar grandes diferenças entre elas.

Assim como todos somos diferentes, os autistas também são, cada um se encaixa em determinadas características.

Autismo não tem cara, cada ser humano é único!

Tentei ser o mais clara e objetiva possível, para assim, aos poucos, ir passando pra vocês o que eu aprendi e ainda estou aprendendo sobre esse mundo azul.

Autora: Alice de Leon

Foto: Arquivo Pessoal

Siga no Instagram: instagram.com/o_mundo.daduda/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.