Seca agrava produção agrícola no município do Rio Grande
Chega a 50% a quebra de milho grão, próprio para cilagem, na região de Rio Grande (RS). A safra de soja tem perdas calculadas no município em torno de 30% e a produção leiteira alcança perdas com percentual de 30%. Em relação aos hortifrutigranjeiros, as perdas estão em torno de 25%.
As informações são do secretário-adjunto da Secretaria de Município de Desenvolvimento Primário (SMDP) da Prefeitura rio-grandina, Cledenir Mendonça, repassadas nesta quarta-feira (11). De acordo com ele, Ainda é muito baixo o nível de água, diante das necessidades hídricas da região.
A secretaria continua com forte trabalho para tentar amenizar o drama dos produtores no município. Toda semana, cerca de 20 produtores são atendidos pela SMDP com a abertura de poços artesianos. Cinco máquinas são disponibilizadas para esse trabalho pela Secretaria.
Como não recebeu a informação sobre o volume de chuvas que caiu na última terça-feira (10), Cledenir Mendonça não tem como precisar se houve mais perdas na safra de soja.
O setor de Defesa Civil da Prefeitura do Rio Grande aguarda dados sobre o volume de chuvas que caiu na última terça-feira e quando haverá a regularidade de chuva no município. A previsão deve ser divulgada nesta quinta-feira (12).
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Pixabay