Secretaria da Causa Animal e Patram realizam apreensão de cavalo por maus-tratos no centro de Rio Grande
A Polícia Ambiental (Patram) e a Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA) realizaram nesta terça-feira (1º) a apreensão, por maus-tratos, de um cavalo na Rua 19 de Fevereiro (centro da cidade). Os órgãos de proteção ao meio ambiente chegaram ao animal através de denúncia da população, feita durante outra diligência que estava já em curso pelos agentes ambientais nas imediações.
O profissional veterinário da SMCA – que acompanha a Patram durante as diligências – avaliou e emitiu o laudo do animal, constatando maus-tratos, vez que o mesmo se encontrava bastante debilitado. Além disso, o cavalo estava “desferrado”, ou seja, não possuía ferraduras nos cascos, condição esta que atualmente é proibida em lei.
De acordo com o secretário da Causa Animal de Rio Grande, Anderson Santos, trata-se da segunda ocorrência relacionada ao mesmo tutor de animais. A primeira aconteceu em maio deste ano, na localidade do Parque Marinha.
Ainda nesta terça-feira (1º) o animal será encaminhado ao Camping Municipal do Cassino, local com estrutura própria mantido pela Prefeitura para abrigar equinos apreendidos. Concluídos os exames clínicos do veterinário responsável, o cavalo deve sair do Camping na sexta-feira (4) e ser encaminhado ao local de pastoreio conveniado junto à administração municipal para sua recuperação.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação