Secretaria da Causa Animal recolhe cavalos em situação de maus-tratos em Rio Grande
Ações foram realizadas com o apoio da Brigada Militar por meio da PATRAM
No mês de abril dois cavalos foram recolhidos de seus tutores por maus-tratos em ações realizadas pela Secretaria de Município da Causa Animal na cidade do Rio Grande. Essas ações foram realizadas com o apoio da Brigada Militar por meio da PATRAM.
O primeiro caso ocorreu no início do mês nas imediações da sede da Polícia Rodoviária Estadual, onde um animal macho, desferrado, andava pela rodovia. Este mesmo animal estava sendo utilizado como força de tração em uma carroça e estava muito debilitado devido ao grande esforço realizado.
O segundo caso ocorreu no dia de ontem (26) após contato da PATRAM e solicitação de averiguação da situação pela SMCA. O animal em questão, uma fêmea de pelagem gateada, estava visivelmente debilitada, estando solta em via pública. Seu tutor alegou não prestar atendimento veterinário ao animal por falta de condições financeiras naquele momento, e então foi autuado pela PATRAM. O inquérito do caso foi enviado para a Promotoria e o tutor responderá criminalmente por maus-tratos.
Os animais resgatados foram levados para o Camping Municipal e receberam tratamentos veterinários que possibilitarão sua recuperação física. Futuramente estes equinos serão destinados a adoção.
Há previsão de pena aos autores de maus-tratos a animais tendo como princípio a Lei Federal 9605/95, e a Prefeitura Municipal cumpre papel administrativo em sua fiscalização. A criminalização de tutores poderá ocorrer após confirmação de fatos denunciados à Polícia Civil ou à PATRAM (Brigada Militar).
O Secretário Anderson Santos ressalta que neste mês de abril casos de maus-tratos e abandono envolvendo cães também foram atendidos pela SMCA. Seus tutores foram responsabilizados pela Polícia Civil, e os animais em questão foram recolhidos pela secretaria para receber primeiros cuidados e após tratamento veterinário serão entregues as famílias que participam do programa de acolhimento temporário destes animais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação