Secretaria da Educação divulga resultado final da primeira edição digital do “Dança Estudantes”
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da EMIE Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC, na última quarta-feira, dia 1º de julho, divulgou os resultados finais dos solos vencedores da 4ª edição do Festival “Dança Estudantes”, bem como as respectivas premiações.
→ Clique aqui para conferir os premiados e premiações
Com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), o Festival “Dança Estudantes”, que neste ano aconteceu no formato digital, considerando as orientações de distanciamento social devido à COVID-19, promoveu o intercâmbio entre as produções artísticas realizadas pelos(as) alunos(as) de Escolas de Educação Básica, professores(as), coreógrafos(as), praticantes e amantes da Dança, que tem o interesse em apresentar suas composições coreográficas.
Com o tema “Mesmo longe, podemos ficar perto”, o Festival “Dança Estudantes” proporcionou a cada participante a oportunidade de usar sua criatividade, dentro de sua casa, para apresentar a sua coreografia. “Ao todo, foram 45 coreografias/solo inscritas, sendo que 03 coreografias participaram apenas como Mostra Artística e 42 como Festival Competitivo. Diversas escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande participaram do Festival”, Denise Prado Costa, coordenadora do Festival “Dança Estudantes”.
Os(as) jurados(as), profissionais escolhidos(as) pela sua trajetória, estudo e experiência no cenário da dança, são:
- Leila Cristiane Finoqueto: Professora do Curso de Educação Física da FURG, Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças (desde 2009) e Pesquisadora do GEPEFDan – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças (desde 2019).
- Rodrigo Lemos Soares: Professor de Educação Física, Pesquisador dos grupos Paisagens Híbridas, da Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ) e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/ RS). Desenvolve estudos na áreas de corporeidades em relação às danças e relações humanas.
- Lucas Goulart: Professor de Educação Física, Pós-graduação em Educação Física Escolar, Coreógrafo, Instrutor de Danças Urbanas e Ritmos, Pesquisador e praticante de Danças Urbanas, desde 2003.
De acordo com Denise Prado Costa, todos(as) os(as) participantes receberam a sua premiação digital. “Gostaríamos de informar que as premiações físicas serão entregues no endereço, data e horário combinado pela comissão organizadora e o participante. Os comentários dos(as) jurados(as) também serão enviados, por email, para todos(as) os(as) participantes”, finalizou Denise.
Secretaria de Município de Educação de Rio Grande
Foto: Divulgação