Notícias

Secretaria da Educação faz ato em homenagem ao Dia do Professor

Ato na Seduc homenageou os professores nesta segunda-feira

A Secretaria Estadual da Educação, promoveu, na tarde desta segunda-feira (15), um ato em homenagem ao Dia dos Professores. O encontro, realizado na Praça de Eventos Luís Quartieri Filho, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), contou com a presença de diretores e funcionários da secretaria. Na ocasião, foi entoada a música “Anjos da Guarda”, da compositora Leci Brandão.

De acordo com a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, o Dia do Professor não é comemorado apenas pelo profissional que ensina, mas por todos os envolvidos na educação. “Esta troca com o aluno, em que os professores ensinam e, simultaneamente, aprendem com os estudantes, é a grande magia da educação”, disse.

“Nada mais fundamental, indispensável e nobre do que a atividade do magistério. Parabéns professores, pela data de hoje, e que continuem emprestando a sua dedicação e a sua vocação em benefício da educação, das crianças, jovens e adultos do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário da Educação, Ronald Krumnenauer, que não compareceu ao ato porque se encontra em viagem ao interior do estado, em visita às coordenadorias regionais de educação.

Saiba mais

A data não foi escolhida por acaso: 15 de outubro é, tradicionalmente, o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação durante a Contrarreforma.

A data também faz referência ao dia em que D. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje que é conhecida como Ensino Fundamental) a ensinar para meninas e meninos, a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Cento e vinte anos depois, a data foi transformada em feriado: em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que em 15 de outubro fosse dado aos professores um dia de folga, pois o segundo semestre escolar era extenso – durante o período, que ia de 1º de junho a 15 de dezembro, os profissionais contavam com apenas dez dias de folga. A organização do evento foi da coordenadora do Sistema de Bibliotecas Escolares da Seduc (Sebe), Maria do Carmo Mizetti.

SECOM RS

Foto: Thiago Rodrigues/Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.