Secretaria da Pesca entrega 600 unidades de álcool gel para UBS da Barra e distribuição deve iniciar na segunda-feira
Kits com frascos de 500 ml de álcool gel e máscaras serão distribuídas a famílias de pescadores
Como parte do enfrentamento ao Coronavírus no município, a Secretaria da Pesca (SMP) começa na próxima segunda-feira (15) a distribuição de kits com máscaras e frascos de álcool gel para as famílias de pescadores do município. A ação irá iniciar na Barra, que, conforme o boletim Epidemiológico Semanal divulgado no domingo (07), é o bairro com maior concentração de casos de COVID-19 no município, com 19 casos confirmados.
Na manhã de hoje (10), o secretário adjunto da Pesca, Jonathan Pereira, realizou entrega de 600 garrafas de 500 ml de álcool gel para a Unidade Básica de Saúde da Barra. Segundo Pereira, na sexta-feira serão encaminhadas 600 máscaras para o local. A intenção é distribuir kits com pelo menos um frasco de álcool gel e uma máscara. Ao todo, serão entregues 2500 unidades de álcool gel para as para as famílias de pescadores do município. “Essa é uma ação feita através de parceria entre Prefeitura e FURG, e é muito importante pois visa uma melhor prevenção de pescadoras e pescadores. O uso de máscara e álcool gel vai ser importante para minimizarmos os danos causados por essa pandemia. Além disso, a Prefeitura está divulgando vídeos com pescadores e pescadoras, falando dos cuidados para evitar o contágio”, destacou Jonathan Pereira.
A entrega será feita por Agentes Comunitários de Saúde nas residências das famílias. A Secretaria da Pesca reforça que pescadoras e pescadores não devem se deslocar até a Unidade de Saúde, para que não ocorram aglomerações de pessoas no local.
A ação conta com a parceria da FURG, que está produzindo o produto. Trata-se de um projeto institucional da Universidade, desenvolvido por um grupo de professores, técnicos e estudantes de pós-graduação. Também tem o apoio da Águia Pescados, empresa rio-grandina que fez a aquisição de todos os recipientes que serão usados para a distribuição. As garrafas estão sendo confeccionadas pela Cooperativa Santa Rita, utilizando material reciclado.
O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, comentou a ação e a participação da Universidade. “É uma grande satisfação acompanhar a destinação do álcool glicerinado 70%, produzido pela Escola de Química e Alimentos da FURG durante a pandemia, para as comunidades pesqueiras. A FURG tem uma proximidade histórica e muito qualificada com estas comunidades, com abordagens provenientes de diversas áreas de conhecimento, e esta é uma ação fundamental. As comunidades pesqueiras estão expostas a um grande risco durante a pandemia para garantir a sua subsistência, bem como a tradicionalidade da sua atividade, e é papel de todas as Instituições públicas contribuir com a redução destes riscos. A comunidade da FURG mais uma vez demonstra o seu compromisso com as necessidades dos territórios em que está inserida”, afirmou.
Ações de prevenção na Barra
Já está circulando na localidade da Barra um veículo sonorizado da municipalidade com a emissão de orientações. São mensagens sobre a importância do distanciamento social para conter a circulação do vírus, de evitar aglomerações, do uso obrigatório de máscaras para a proteção própria (e dos outros) e da higienização constante das mãos com água, sabão ou álcool gel. Orientações que não cansam de ser repetidas pelos órgãos de saúde como única maneira que existe, no momento, para tentar evitar a transmissão da Covid-19.
Além do sistema de alto-falantes, outra medida, que ainda está em fase de planejamento, envolve a Anvisa, a Vigilância em Saúde e a Marinha. Trata-se de uma ação interinstituições na qual pretende-se realizar abordagens sanitárias sobre a prevenção à Covid-19 junto aos pescadores que chegam à localidade da Barra. Soma-se a estas ações, o investimento da administração municipal na qualificação de um novo local para a Unidade de Saúde da Barra, o que possibilitará o estabelecimento de um atendimento mais qualificado à comunidade do local.
Com a proposta de reforçar os cuidados relacionados aos impactos da COVID-19 nas comunidades pesqueiras do município, a Prefeitura do Rio Grande também está divulgando uma série de vídeos especiais sobre a temática. Ao todo são 10 produções, elaboradas por meio de uma parceria entre Secretaria da Pesca (SMP), Secretaria de Comunicação Relações Institucionais (SMCRI) e FURG. Os vídeos trazem depoimentos de pescadores para pescadores, ressaltando importantes informações a respeito do cenário de pandemia de COVID-19.
GT Pesca contra a COVID-19
Essa e outras ações vem sendo organizadas e desenvolvidas pelo GT Pesca contra a COVID-19, grupo de trabalho criado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer no decreto 17.090 de 15 de abril de 2020, que tem por objetivo a análise e monitoramento dos impactos socioeconômicos da pandemia sobre a atividade pesqueira em Rio Grande. O grupo está elaborando um plano de ação específico para o setor, no qual está inserida a distribuição do álcool em gel e de máscaras de proteção, o levantamento de dados sobre os impactos na área da pesca, a utilização de redes sociais para informação de lideranças e a proposição de protocolos para proteção das comunidades.
Além de servidores da prefeitura, também fazem parte do GT Pesca contra a COVID-19 representantes da FURG, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Armadores de Pesca (SINDARPES), Sindicato dos Trabalhadores das indústrias de carnes e derivados e do Sindicato da Industria da Pesca, Doces e Conservas Alimentícias (SINDIPESCA).
Parceria com a FURG
O professor adjunto da área de Sociologia da FURG, Sérgio Botton Barcellos, explica que a parceria com a universidade surgiu a partir do contato da SMP. “A secretaria nos questionou se poderíamos cooperar com a experiência que a gente tem em análise e formulação de políticas públicas e auxiliar com o projeto, sistematizando dados e participando desse processo de elaboração de políticas e medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. Prontamente nos colocamos à disposição e a partir de então temos desenvolvido o projeto a respeito dos cenários sobre a Covid-19 nas comunidades pesqueiras artesanais em Rio Grande”, disse.
Trata-se de uma ação de extensão e pesquisa do grupo Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM), vinculado Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). O objetivo é compreender, a partir das comunidades pesqueiras artesanais de Rio Grande, quais as condições sociais, econômicas e ambientais de transmissão e contagio da Covid-19, e assim elaborar orientações de políticas públicas baseadas em evidências cientificas para a Secretaria da Pesca. Até o momento, três boletins técnicos já foram divulgados.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Richard Furtado