Secretaria da Saúde alerta para importância da Doação de Órgãos
No dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado neste dia 27 de setembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), estará desenvolvendo em todas as Unidades de Saúde de Rio Grande atividades e palestras informativas sobre o tema para os usuários do SUS.
De acordo com o secretário da Saúde Maicon Lemos atualmente no Brasil 32 mil pessoas aguardam por um transplante em busca de uma nova chance de vida. Um doador vítima de morte cerebral pode salvar até 20 pessoas por meio da doação de órgãos e tecidos. Em Rio Grande, temos a Organização de Procura de Órgãos (OPO) que funciona junto à Santa Casa para a captação de órgãos de potenciais doadores.
Os doadores podem ter duas origens: pacientes vítimas de morte cerebral, devidamente testados por exames diversos e confirmatórios, seguindo protocolos técnicos internacionais; ou por pacientes em vida, que através de compatibilidade e familiaridade é possível, por exemplo, um filho doar para o pai um rim, sendo um órgão que sua parcial ou total falta não vá prejudicar o doador.
A Secretaria de Município da Saúde também dispõe de serviço especial de remoção para estes casos. Segundo o secretário de Saúde, uma ambulância e um carro sempre estão de reserva para transporte de pacientes que recebem a ligação do Centro de Referência em Transplante em Porto Alegre e que precisam estar na capital em até 3 ou 4 horas. Em casos ainda especiais um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal está a disposição para ajudar no transporte.
Logo no dia alusivo à Doação de Órgãos, o secretário da Saúde Maicon Lemos solicita a toda comunidade que participe e procure junto à rede do SUS informações sobre a doação.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Joanna Vaz