Secretaria da Saúde do Rio Grande define ações para Novembro Azul
A Secretaria da Saúde (SMS) do município do Rio Grande já tem algumas atividades programadas para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. A primeira ação está agendada para terça-feira (12), quando a equipe do Consultório na Rua da SMS oferecerá atendimento na unidade móvel de Saúde que estará localizada no Restaurante Popular (Rua Buarque de Macedo, 47, Centro).
Na quinta-feira (14), a equipe do Consultório na Rua estará com a unidade móvel dando atendimento ao público em situação de rua na Avenida Rio Grande, no balneário Cassino. A mesma equipe realiza, quarta-feira (20), uma roda de conversa no Centro Pop/CARE.
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Dia D
A Secretaria da Saúde marcou o Dia D de ações voltadas ao público masculino para 30 de novembro. Nesta data, serão oferecidos nos postos da rede municipal testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, consultas médicas e de Enfermagem, atendimentos com as equipes multiprofissionais, orientação sobre combate à obesidade, sedentarismo, promoção de saúde mental, pré-natal para os parceiros, grupo de pais, avaliação multidimensional do idoso e atualização do calendário vacinal.
Durante todo o Novembro Azul, profissionais dos postos de Saúde orientarão o público masculino para a realização de testagens rápidas e exames preventivos.
Consultório na Rua
O serviço Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
Prevenção
O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura. Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp