Secretaria da Saúde recebe prefeitos para debater situação dos hospitais de pequeno porte
Na reunião, foi acertado que SES fará um diagnóstico da situação de cada hospital
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu, na manhã desta terça-feira (8/11), uma representação da Associação das Federações dos Municípios do RS (Famurs) formada por prefeitos de cidades gaúchas que têm hospitais de pequeno porte. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) fará um diagnóstico da situação de cada hospital, além de alinhar orientações técnicas. O diagnóstico deve ser realizado até a próxima reunião do grupo, marcada para o dia 22 de novembro.
Na avaliação dos prefeitos, há serviços e atendimentos que poderiam ser realizados pelos hospitais de pequeno porte em cidades menores, evitando o deslocamento de pacientes para municípios maiores. “Precisamos avaliar a estrutura de equipamentos e de recursos humanos para realizar um estudo de potencial de cada um dos hospitais”, disse a secretária Arita.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos Valdir José Zasso (Alpestre), Amauri Pires da Silva (Caibaté), Eder Luís Both (Chiapetta), Leandro Márcio Puton (Gaurama) e Carlos Alberto Bordin (Jacutinga).
ACS-SES RS
Foto: José Luís Zasso/SES RS