Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios promove expansão de políticas públicas para proteção animal
São Leopoldo é a única cidade no Brasil que possui secretaria voltada a ações voltadas a política de bem-estar animal
Políticas públicas de proteção animal foram temas de uma reunião entre o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e o secretário de Proteção Animal de São Leopoldo, Anderson Ribeiro, na manhã desta terça-feira (12). São Leopoldo é a única cidade no Brasil que possui uma secretaria dedicada ao desenvolvimento e execução de ações voltadas a políticas de bem-estar animal. Devido a isso, os secretários discutiram possibilidades para expandir essas ações a outros municípios, para que atuem em conjunto nesta causa.
Um estudo feito pela Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), concluiu que o tema vai além da construção ou ampliação de canis. “É necessário fazer um trabalho em conjunto com organizações não-governamentais e gerenciar projetos relacionados à causa que cuidem dos animais com medicamentos e deem a atenção necessária, além de também estimular a adoção”, explicou. Entre 2017 e 2018 a Sempa ajudou 417 animais a serem adotados.
Rodrigo Lorenzoni observa que esta é uma causa que vem ganhando espaço no país e, por isso, a importância de ter atenção e planejamento voltado ao tema. “Além de buscarmos expandir essas políticas públicas, temos que preparar os municípios para que estejam articulados e possam receber e aplicar diretamente os recursos específicos destinados ao bem-estar animal”, afirma.
Também esteve presente na reunião a médica veterinária Fernanda Moreira, que atua na Sempa. Em abril ocorre o próximo encontro na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) com mais dez prefeitos, que já manifestaram interesse em seguir o exemplo de São Leopoldo, com o intuito de compor projetos para a captação de recursos e elaboração de políticas públicas de proteção animal.
SECOM RS
Foto: Jessica Barz