Secretaria de Meio Ambiente identifica ameaça na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde e emite alerta
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha no Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), tem realizado monitoramentos periódicos, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde. O objetivo da ação é acompanhar o estado de conservação de seus corpos hídricos e suas margens.
Estes monitoramentos são de extrema importância pois permitem a identificação de possíveis ameaças a este ecossistema e as espécies que o habitam. Além disso, possibilitam avaliações aprofundadas no que diz respeito às necessidades de conservação para que sejam desenvolvidos e implementados novos projetos e iniciativas com o mesmo objetivo.
Durante um recente monitoramento, a equipe identificou a presença de armadilhas e vestígios de capivaras caçadas no interior do Parque Urbano do Bolaxa e em propriedades vizinhas. A secretaria alerta que é expressamente proibida a caça, captura ou transporte de espécies que habitam a APA. A proteção desses animais, determinada por lei, é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico desse importante ecossistema.
Nesse sentido, a secretaria solicita o apoio da população para garantir a preservação desta Unidade de Conservação. A colaboração de todos é essencial para garantir a proteção e a conservação desse valioso patrimônio natural. No caso de identificar alguma atividade suspeita que possa comprometer a integridade da área, a instituição pede o contato imediato pelos canais disponíveis abaixo:
- Fiscalização SMMA: 53 3233-7275
- Polícia Ambiental (PATRAM): 53 3235-4702
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação