NotíciasRio Grande

Secretaria de Saúde do Rio Grande insiste para população vacinar com a terceira dose

A necessidade da imunização com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi reforçada pela secretária de Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco, nesta sexta-feira (17). Ela faz o apelo devido a chegada do inverno, de mais frentes frias, pelo aumento de doenças respiratórias e de novos casos da Covid-19.

→ Cronograma de vacinação para sábado (18/06) em Rio Grande

A secretária ressalta para as pessoas que ainda não receberam a terceira dose, que procurem as unidades de Saúde, para que se inicie a contagem do prazo do recebimento da próxima dose, a quarta, e que já está disponível para pessoas com 50 anos ou mais.

Em Rio Grande, a população apta a receber a dose de reforço (terceira dose), ou seja, 141.582 pessoas que fizeram a segunda dose há mais de quatro meses. Destas 80% já se vacinaram com a terceira dose, ou seja, 113.343, restando 28.239 (20%).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da SMS, nesse cálculo não estão incluídos os adolescentes (população de 12 até 17 anos), pois a imunização com a dose para esse grupo foi liberada há poucos dias. Somente foi considerada a população de 18 anos ou mais.

Zelionara afirma que a imunização com a terceira dose reforça a resposta do organismo das pessoas contra o vírus da Covid-19. “O organismo é relembrado de sua defesa e isso melhora a resposta no caso de um possível contágio. Se a pessoa chegar a ter um contato com o vírus, ela pode até se contaminar, mas não vai desenvolver a doença e transmitirá menos o vírus”, explica. Todos esses aspectos melhoram a resposta coletiva para o risco de contágio, acrescenta a secretária.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.