Secretaria de Saúde inicia vacinação de trabalhadores portuários em Rio Grande
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou hoje a vacinação contra gripe em trabalhadores portuários de Rio Grande. Ação é uma parceria com o Porto. Segundo o secretário Maicon Lemos, as doses chegaram na quinta-feira (23), e a imunização será aplicada na sede da Superintendência. A atividade começa hoje (24) e deve continuar durante manhã e tarde de segunda-feira (27). A expectativa é vacinar cerca de 1000 trabalhadores do setor. Ainda conforme o secretário, a proteção contra o H1N1 visa diminuir os índices de problemas respiratórios ao longo do inverno que se aproxima.
Os portuários estão incluídos no público alvo da segunda fase da campanha de vacinação, conforme lista a seguir:
– Caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo;
– Doentes Crônicos;
– Funcionários do sistema prisional;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Pessoas Privadas de Liberdade;
– Povos Indígenas.
Objetivo e importância da vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo da vacinação.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Vacina da Influenza e o Coronavírus
A vacina da Influenza não previne o Coronavírus. As autoridades, porém, avaliam que a imunização facilita o diagnóstico, assim como a diferenciação dos casos quando há sintomas como febre e tosse. É por isso que Ministério da Saúde antecipou a vacinação anual de gripe no Brasil.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG