Secretário da Saúde contesta informações divulgadas pelo Serviço Nacional de Registro de Cartórios
O secretário de Município da Saúde, vice-presidente estadual do Conselho de Secretários de Saúde do RS, presidente do Conselho de Secretários de Saúde da Região Sul, Maicon Lemos, esclarece a seguir, através desta nota oficial, sobre publicações e conteúdos divulgados em blogs e redes sociais a respeito do número de óbitos de Covid-19 no município do Rio Grande:
Considerando que no município do Rio Grande registramos na data de 01/05/2020 o 1º (primeiro) óbito confirmado para COVID-19 reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e pela Secretaria de Município da Saúde (SMS), mediante apresentação de LAUDO confirmatório emitido pelo Laboratório Central do RS ( LACEN-RS).
Comunicamos que a quantia de 3 óbitos para o município, extraída pelo Serviço Nacional de Registro de Cartórios, NÃO É RECONHECIDA pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-RS) e, consequentemente, pela Secretaria de Município da Saúde (SMS). Salientamos que para o esclarecimento do registro os entes públicos solicitarão ao Serviço de Registros Cartoriais que apresentem as informações a cerca dos supostos óbitos registrados, uma vez que não correspondem a realidade reconhecida pelos órgãos de saúde competentes. O secretário de Município da Saúde, Maicon Lemos, ressalta que em conjunto com a SES-RS irá buscar formalmente a origem das informações, solicitar os supostos laudos positivos dos exames destes pacientes, os quais o município e o estado não reconhecem.
O titular da SMS argumenta que tal fato pode tratar-se de equívoco no registro das informações, pois ao observarmos a base de dados de outros municípios é constatado algumas divergências. Bagé é um exemplo, já que as informações relacionadas ao município não correspondem ao Banco de dados do Serviço de Registros.
Maicon Lemos reforça que NÃO HÁ MOTIVOS para a Secretaria de Município da Saúde omitir resultados positivos para coronavírus, haja vista a responsabilidade que o município possui aos princípios éticos, legais, de responsabilidade social e em respeito a vida das pessoas.
O secretário afirma que assim que esclarecidas as divergências nos dados registrados no Serviço de Cartórios Nacional a comunidade será informada, na certeza que o município não possui motivos para esconder óbitos por COVID– 19 ,assim como outro qualquer, por razão das diversas pandemias pela qual o país enfrenta, entre elas, a dengue.
Por fim, registramos em 01/05/2020 o PRIMEIRO ÓBITO COM CASO POSITIVO para COVID-19 no município do Rio Grande, o qual manifestamos nosso pesar aos familiares e conclamamos a população em geral para atender as orientações emanadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estado e Município da Saúde quanto à prevenção ao COVID-19.
Assim como o fizemos desde o início desta pandemia, continuaremos nossa caminhada com transparência nas informações, compromisso e respeito pela vida das pessoas. Atualmente, Rio Grande é reconhecida no estado e nacionalmente pelos resultados apresentados no enfrentamento a pandemia de COVID-19 e isso é reflexo do trabalho e esforço por aqui realizado por todas instituições e serviços que até este momento fizeram sua parte.
É Momento de união, solidariedade e construção .
Maicon de Barros Lemos – Secretário de Município da Saúde
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG