Secretário de Saúde e profissionais da área debatem sobre medicamentos para tratamento da COVID-19
Na terça-feira (30), o Secretário de Saúde, Maicon Lemos, por meio de videoconferência, dialogou com representações médicas de diversos setores estratégicos da área de saúde do município, como da Santa Casa do Rio Grande, Hu Furg, Estratégia de Saúde da Família, Unidades 24h, Centro de Triagem da UPA, Sindicato Médico do Rio Grande, Conselho Regional de Farmácia e Assistência Farmacêutica Municipal. A agenda foi proposta para ouvir os profissionais sobre as prescrições médicas e práticas terapêuticas para enfrentamento da COVID-19.
Segundo Lemos, a partir desse debate ficou claro que “não há, no momento, consenso geral por parte dos profissionais sobre a definição de um ou outro fármaco, por falta de comprovação através de estudos randomizados,” para o tratamento da doença. Portanto, a prescrição de medicamentos nesses casos, “ficará a cargo de cada profissional, dentro do seu entendimento do melhor tratamento aos usuários do SUS”.
Neste contexto, o Secretário de Saúde esclarece que os medicamentos Azitromicina e Ivermectina já são dispensados na Farmácia Municipal. Já o medicamento Hidroxicloroquina será disponibilizado pelo Governo Federal e, assim que for recebido, estará disponível na Farmácia de Medicamentos Especiais.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação