Secretário Maicon Lemos fala sobre diferença dos números da covid-19 entre o Município e SES RS
Há uma semana, existe uma disparidade dos números de casos de coronavírus em Rio Grande indicados pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES RS) e os informados em Boletim da Prefeitura Municipal do Rio Grande. A diferença é de quase 700 casos a mais no Mapa da SES RS, se comparados aos dados da Vigilância Municipal em Saúde.
A SES RS informou que não faz registro de casos, apenas reporta os números inseridos pelos municípios e explicou que está realizando a revisão dos números. Na noite desta sexta (25/09), o Secretário de Saúde do Município, Maicon Lemos, informou que o motivo pode ser a inclusão de exames da iniciativa privada, diretamente no sistema e-SUS ou até mesmo uma possível inconsistência. “O Município solicitou formalmente ao Estado, a princípio falam em exames da iniciativa privada e possíveis inconsistências no sistema e-SUS. Ainda não houve conclusão. Espero que breve ocorra a finalização deste encontro de contas de casos confirmados. Os nossos temos controle. Por exemplo, os laboratórios privados que fazem muitos testes inserem direto, algumas empresas daqui contratam laboratórios de Pelotas também, e aí informam por lá no banco do Estado”.
De acordo com Lemos, após a verificação pela SES RS, se comprovado, que os números estão corretos, o município deverá incluí-los no Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde do Rio Grande.
Nesta sexta, o município registrou o 124º óbito pela covid-19. A morte ocorreu em Pelotas na data de 26/07, e foi informada hoje. A Prefeitura do Rio Grande informou na atualização desta sexta, 3613 casos registrados da doença e de acordo com o Mapa da SES RS são 4282 casos. Após a análise, a SES RS e Município deverão posicionar-se a respeito da diferença nos números de casos positivos de coronavírus em Rio Grande.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação