NotíciasRio Grande do Sul

Segundo episódio da webserie sobre ofício dos guasqueiros vai ao ar amanhã (29)

O segundo episódio da webserie documental Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro – com o tema “O ciclo do couro” – vai ar amanhã (29), dando prosseguimento a uma imersão nas origens da guasqueria. Será abordada a formação das “vacarias” e a caça ao gado chimarrão no século XVIII, quando o couro se tornou o principal produto de exportação e contrabando na região pampeana. Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza dividem com o público preciosas passagens da formação da cultura gaúcha. O conteúdo é resultado de suas pesquisas ao longo de duas décadas. O trabalho foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

No segundo episódio o casal contextualiza a origem da Vacaria do Mar, que abrangia a parte sul do Rio Grande do Sul e grande parte do Uruguai. “Depois de quase 100 anos da introdução do gado bovino no território onde hoje está o Rio Grande do Sul e o Uruguai, no início do século XVII, estes animais se multiplicaram dando origem às vacarias, grandes extensões de campo povoadas por milhares de cabeças”, narra Fernanda. Segundo remonta a história, naqueles tempos o couro era produto de exportação e contrabando, e o gado caçado de forma predatória por grupos autorizados pelas coroas ou que agiam por conta própria: os chamados changueadores. Essa e outras tantas informações relevantes estão no material, que têm como espinha dorsal a essência da guasqueria – o ofício de transformar o couro em objetos, ferramentas funcionais e também arte.

HISTÓRICO

O primeiro episódio do projeto foi lançado na última terça-feira(22) e teve como tema  “O couro na cultura pampeana”. São dez episódios no total, todos com legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado – local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas à formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

Inscreva-se e acompanhe no YouTube

→ https://www.youtube.com/channel/UCSB9kkAi9ZY_P2vApL0qCuw

Satolep Press

Foto: Laura Gallas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.