Seja FURG: Campus São Lourenço do Sul promove integração entre a Universidade e escolas do município e região
Professores e alunos do ensino fundamental e médio conheceram a estrutura do campus, além dos cursos e projetos desenvolvidos
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) do Campus São Lourenço do Sul promoveu, nos dias 5 e 6, mais uma edição do Seja FURG.
O evento, gratuito e aberto à comunidade interna e externa da Universidade, foi realizado no Prédio 1 (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2236), durante o turno da manhã e à noite, no dia 5, e no período da manhã e da tarde, no dia 6, envolvendo professores e alunos do ensino fundamental e médio de diversas escolas do município e região, que foram recepcionados por professores, alunos e servidores do campus.
A iniciativa foi idealizada pela Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), com o objetivo de aproximar os estudantes da Universidade. Durante a programação, os alunos conheceram a estrutura física do campus, com visitas às salas de aula e laboratórios, além das particularidades dos cursos oferecidos, incluindo os projetos desenvolvidos dentro de cada área.
Para a vice-diretora do campus, Carmem Porto, o Seja FURG é uma oportunidade para os alunos entenderem o que acontece dentro da Universidade, criando vínculos com professores e estudantes da rede pública, além de despertar o interesse de que eles acessem os cursos da FURG.
“O Enem deste ano já está demonstrando que os estudantes da rede pública estão acessando mais o exame, então a expectativa é que um número maior de estudantes chegue à Universidade a partir de agora”, afirmou.
Carmem também falou sobre o novo campus da FURG-SLS, que contará com uma estrutura ainda mais ampla e completa para acolher os alunos e novos ingressantes.
“Com o processo de organização do novo campus, a FURG vai oportunizar a entrada de estudantes do município e da região, sendo, então, fundamental que eles venham aqui para se interessar pelos cursos”, destacou.
Tainara Kohn, aluna do 1º ano do ensino médio, demonstrou entusiasmo ao compartilhar sua experiência de visita ao campus. “Está sendo bem legal, achei os cursos bem interessantes”, disse.
Thalia Centeno, estudante do 3º ano do ensino médio, contou que gostou de conhecer a sala relacionada ao curso de Letras, onde se conectou com as poesias femininas. Sua colega, Querolin da Silva, relatou que observar as plantas foi o que mais chamou sua atenção e que achou a oportunidade atrativa.
Pedro Cardoso, aluno do curso de Gestão Ambiental da FURG, pontuou que o evento permite que os estudantes mostrem à comunidade tudo o que é feito na Universidade.
“Cada detalhe que se destaca durante as curtas apresentações dos projetos é interessante, porque muitos alunos ainda não sabem que a FURG é pública”, reforçou.
Lisiane Costa dos Santos, professora da rede pública do município, relatou como estava sendo a experiência de levar os alunos à FURG, além do impacto que essa visita pode causar no futuro deles.
“É muito importante, porque muitos nunca entraram numa universidade. Então, para eles, é o primeiro contato, a primeira experiência de ver um prédio acadêmico. Eu sempre incentivo eles a estudar, seja qual for o curso”, afirmou.
Por fim, a professora compartilhou o relato de um ex-aluno, que atualmente é estudante de um dos cursos do campus. “Ele contou que o sonho da família dele era que ele fizesse Direito, mas, após um semestre, percebeu que não era aquilo que ele queria. Foi na FURG, no curso de Educação do Campo, que ele se encontrou”, frisou.
Atualmente, o campus São Lourenço do Sul oferece os cursos de Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e Tecnólogo em Gestão Ambiental.
Todos estão com vagas disponíveis nos processos seletivos da Universidade, com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, pelo site coperse.furg.br.
Secom FURG
Foto: Larissa Schneid Bueno/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp