Sem estrutura atual, escola Maria Lucia Luzzardi poderá funcionar nas instalações do Hospital Psiquiátrico da Santa Casa
A Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi está sem aulas presenciais para os estudantes neste início do ano letivo. O motivo, é devido às más condições do prédio onde funcionava. O local está degradado e sem manutenção, portanto, não pode receber os alunos.
A Prefeitura do Rio Grande disse que a Secretaria de Educação (SMED) está em negociações com a Santa Casa para que as atividades da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi possam ser realizadas nas instalações do Hospital Psiquiátrico da Santa Casa do Rio Grande.
Enquanto isso, os estudantes da educação especial ainda não têm acesso presencial aos conteúdos, o que têm provocado consternação das famílias. A prefeitura diz: “até a resolução da questão, as atividades terão funcionamento remoto, de maneira semelhante ao modelo praticado durante a pandemia.”
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Henrique Bernardelli, já existe um acordo verbal entre as partes, mas é necessário dar andamento aos protocolos para o acerto. “Todo esse cenário já foi debatido com os pais dos alunos e eles estão cientes do atual contexto. Na última sexta-feira (24) foi realizada uma reunião com os pais na Escola Viva, todo o assunto está apresentado em ata, que conta com a assinatura dos presentes.”, disse o secretário.
A expectativa, conforme a Prefeitura do Rio Grande é que o funcionamento presencial possa ser retomado no novo local em até 30 dias.
A escola Maria Lucia Luzzardi, que tem o atendimento dedicado à educação especial, e principalmente, autistas, possuía funcionamento em dois prédios. O prédio próprio atualmente encontra-se danificado e sem condições de uso, segundo o executivo, devido à temporais.
Conforme o executivo, o prédio, que havia sido alugado recentemente, foi solicitado pelo proprietário e a SMED precisou desocupá-lo.
Sem interessados na reforma
O secretário disse que já foram abertas licitações para a reforma do local e que não houve interessados. A prefeitura disse que explora outras alternativas para a recuperação do local onde ficava a Escola Maria Lucia Luzzardi.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação