Sem receber médicos da Santa Casa do Rio Grande paralisam atendimento da maternidade
A Maternidade do Hospital da Santa Casa de Rio Grande está sem atendimento médico nesta terça-feira (17) e não está realizando internações pediátricas. Os médicos obstetras e pediatras que não recebem salários desde janeiro deste ano decidiram paralisar as atividades em razão da falta de pagamentos.
Maternidade da Santa Casa do Rio Grande atenderá somente gestantes de Rio Grande e São José do Norte
Questionada pela nossa reportagem, a Santa Casa do Rio Grande respondeu em nota:
“Conforme já divulgado, existe a dificuldade de manutenção do funcionamento da maternidade devido a problemas na escala de profissionais, isso se dá por diversos motivos, incluindo os atrasos de pagamento dos honorários médicos.”
Situação da maternidade da Santa Casa do Rio Grande
Desde setembro de 2021 a Santa Casa do Rio Grande tem realizado sucessivos fechamentos da maternidade. Segundo a instituição, os motivos sempre decorrem devido à dificuldade em conciliar a escala médica.
O Conselho Municipal de Saúde manifestou-se em abril deste ano relatando que a Santa Casa do Rio Grande pretendia encerrar os atendimentos da maternidade pelo SUS.
Em face da possibilidade de fechamento, diversas tratativas entre a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ªCRS), a Secretaria de Saúde do Estado, a Secretaria de Saúde do Município, a Santa Casa e o Hospital Universitário HU-FURG passaram a ser realizadas.
Ficou decidido em abril deste ano que a Santa Casa do Rio Grande deve atender pacientes de baixo risco das cidades de Rio Grande e São José do Norte, sendo descredenciada como referência de outros municípios que passariam a realizar os partos em suas cidades.
No entanto, apesar da decisão, a Santa Casa do Rio Grande já precisou fechar inúmeras vezes sob a justificativa de não conseguir cumprir com a escala médica.
O HU-Furg é responsável por atender pacientes de alto risco gestacional em toda a região e tem sofrido com frequente superlotação, precisando inclusive fechar para pacientes de baixo risco, por não possuir leitos disponíveis.
O HU informa que ainda possuía na tarde desta terça (17), leitos disponíveis no atendimento da obstetrícia.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação