Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado inicia segunda-feira (18)
A partir da próxima segunda-feira (18), começa no município do Rio Grande mais uma Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado. A ação é definida pela Lei Municipal 8.759/2022 e tem sua organização articulada na parceria entre o Executivo, Legislativo, FURG, Santa Casa do Rio Grande e a doula Bruna Barros. Até o dia 22 deste mês e no dia 11 de dezembro, várias atividades foram programadas.
A Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado terá abertura oficial realizada na Câmara de Vereadores, segunda-feira, às 10h30min, e contará com a presença de parlamentares, a secretária da Saúde (SMS), Zelionara Branco e profissionais da área. Terça-feira (19), às 19h, e na sexta-feira (22), às 9h, estão previstas visitas aos centros obstétricos do HU e da Santa Casa. Antes das visitações nestes locais, haverá mini palestras com doulas para as gestantes.
Na sexta-feira (22), às 19h, no auditório do Hospital Universitário (a confirmar), foi programada uma oficina de sensibilização pelo parto humanizado, aberta para a comunidade em geral, a ser ministrada pelas médicas ginecologistas e obstetras Julia Danielski e Ana Julia Dienstmann e pela doula Bruna Barros. Neste dia, estão previstos relatos de partos com violência obstétrica, tendo como exemplo um parto de mulher cisgênero e outro de homem trans.
Durante toda a Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado, estão previstas rodas de conversas com doulas nas UBSFs (postos de Saúde) da rede municipal.
Inscrições
As inscrições estão abertas para toda a comunidade rio-grandina. Estudantes das universidades – públicas e privadas -, também, podem se inscrever para oficinas e palestras. Para quem desejar se inscrever e participar de qualquer programação da Semana, foram colocados dois links à disposição. As atividades de visitação devem ser agendadas pelo link https://forms.gle/5reNPaHxANgFyKiV6. Para as oficinas, o link disponibilizado para inscrição é o https://forms.gle/NeVmLbYfN1pzQV8g7.
Dezembro
A programação sobre o Parto Humanizado terá uma atividade dia 11 de dezembro, às 13h30min. Nesta data, outra oficina de sensibilização, agora específica para profissionais da Saúde da rede municipal, foi agendada para o Salão Nobre Deputado Carlos Santos, sede da Prefeitura. Vão palestrar na atividade a médica Julia Danielski e a doula Bruna Barros. Entre os temas a serem abordados estão cesárea x parto normal, importância do acompanhante e cartilha do parto humanizado. Também haverá exposição com depoimentos gravados sobre violência obstétrica e um recorte para a questão racial e de gênero.
O que diz a Lei 8.759
Aprovado em 2022, o projeto de lei da vereadora Professora Denise Marques (PT) foi sancionado pelo prefeito Fábio Branco e transformado na lei 8.759, de 8 de março do mesmo ano. Pela Lei, foi instituída no calendário oficial do município a Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado, definida para ocorrer sempre na terceira semana de novembro.
Durante essa Semana de Conscientização, devem ser promovidas palestras, ações educativas e culturais, campanhas e eventos sobre o parto humanizado e os direitos das gestantes com profissionais ligados à Saúde e à comunidade, de acordo com informações e diretrizes dos órgãos de Saúde e organizações que tratam deste tema. A Lei 8.759 determina, ainda, que sejam afixados cartazes nos estabelecimentos hospitalares e outros equipamentos de Saúde, em locais visíveis, com informações sobre os direitos das gestantes e as condutas a serem tomadas para a denúncia em caso de violação de seus direitos.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp