Semana do Pescador tem continuidade na Ilha da Torotama
Nesta sexta-feira, 25, as atividades da programação da Semana do Pescador foram na Ilha da Torotama. A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), esteve na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, onde foram realizadas ações de educação ambiental com alunos, professores e equipe diretiva. Após a recolha de lixos e materiais descartados incorretamente na região, foi realizada uma conversa a respeito do cuidado necessário com os materiais, em especial a respeito de lixo eletrônico. A ação contou com a parceria da Emater, do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), da Associação de Moradores da Ilha da Torotoma (AMITO) e da Secretaria de Zeladoria da Cidade (SMZC), que auxiliou na coleta dos materiais e realizou o transporte dos itens descartados.
A semana do pescador continua na noite de hoje, em live com o tema “Bagre: da proibição à retomada da pesca”. A transmissão ocorre a partir das 18h, na página oficial da Prefeitura do Rio Grande no Facebook. Na segunda-feira, 28, será realizada uma outra live, a partir das 15h, também na página da Prefeitura, com a participação do auditor fiscal da Receita Estadual, Diovane Garcia, que passará orientações sobre o talão de notas fiscais “modelo 4”.
Sobre a Semana do Pescador
A Semana Municipal do Pescador, é uma realização em parceria com Emater-RS/Ascas, Colônia Z1, Escolas Municipais das localidades pesqueiras, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), FURG, Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ), Associação de Moradores da Ilha da Torotoma (AMITO), Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC), Mitra Diocesana de Rio Grande e O Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPPA).
A respeito da proposta, a servidora da Superintendência da Pesca da SMPAC, Mariana Pires, conta que ela foi estruturada de forma a ser totalmente dedicada ao pescador e suas necessidades. “A semana é bem voltada para o pescador. Foi isso que pensamos quando começamos a conversar sobre a programação. Percebemos que os pescadores passam por vários problemas, que talvez não fosse necessário. Então estamos fazendo esses levantamentos para depois realizarmos outras ações, buscando melhorar cada vez mais a vida deles. Esse é o intuito, não só da Semana do Pescador, mas da Secretaria”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: SMPAC