NotíciasRio Grande

Seminário debate sobre Autismo dia 6 de abril em Rio Grande

Está programado para a próxima quarta-feira (6) um seminário para debater sobre Autismo, o evento é destinado para profissionais da Saúde e terá três palestras com especialistas no assunto, realizadas de forma presencial, no Salão Nobre da Prefeitura. A atividade é promovida pela Secretaria da Saúde, por meio do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Quem não puder participar presencialmente, poderá acompanhar pela internet.

A abertura será às 13h45min, quando será apresentado o Programa executado pela Secretaria. Em seguida, a médica pediatra Luciana Lages falará sobre “o que é o Autismo, como pode ser trabalhado e cuidado na Atenção Básica e a importância das ferramentas de detecção de atrasos no desenvolvimento (Escala M-Chat, caderneta da criança) na Atenção Básica.

Já a advogada especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Luciana de Albernoz Teodoro, que é mãe de um autista, debaterá sobre acolhimento (abordagem) e formas de manejo em situações de crise. Por último, Rosane Farias da Silva, que atua como assistente social na Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande (Amar), tratará sobre os direitos e a legislação vigente para as pessoas com Autismo.

O seminário municipal será realizado após o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, cuja data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. O transtorno se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Confira abaixo os links disponibilizados para as palestras

Seminário Autismo:

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.