Seminário do HU-Furg apresenta pesquisas para qualificação do SUS
Profissionais, acadêmicos e docentes debateram pesquisas que impactam no atendimento dos usuários
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), juntamente com os Programas de Pós-Graduação de Enfermagem, Ciências da Saúde e Saúde Pública da Furg, promoveu, no dia 9 de novembro, seu II Seminário de Pesquisa, com o tema “Pesquisas que impactam o SUS”. O evento, ocorrido no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo (Campus Saúde), reuniu mais de 100 pessoas, incluindo profissionais, docentes e acadêmicos da área da Saúde. O Seminário foi coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Furg, por meio do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS).
A atividade teve como o objetivo apresentar e debater as pesquisas realizadas no HU-Furg e na rede pública de saúde que impactam serviços, colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em busca da qualificação do atendimento público. A gerente da GEP, Marilice Magroski, salientou que o evento foi uma importante ferramenta na disseminação das pesquisas que estão sendo realizadas na área da saúde, principalmente no HU-Furg, propiciando a troca de informações entre os participantes. “Com esse evento, a GEP está contribuindo para a troca de conhecimento e a soma de experiências, o que levará ao aprimoramento dos serviços públicos prestados a nossa comunidade, contribuindo para a qualificação de atendimento aos usuários do SUS”, observou Marilice.
Na parte da manhã, foram apresentados 10 projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do HU-Furg/Ebserh. São eles: Doenças fúngicas primárias e oportunísticas diagnosticadas no Laboratório de Micologia da Furg; Gestão das especialidades do HU-Furg como recurso da rede de saúde: faltas em consulta, absenteísmo e filas de espera; Atendimento em saúde de mulheres negras; Qualidade da assistência aos pacientes internados em Clínica Cirúrgica; Efeito de respiração diafragmática em crianças com asma; Processo de vinculação afetiva entre pais-filhos prematuros internados; Consumo de refrigerantes diet e light em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo2; Análise do perfil da autenticidade da liderança do enfermeiro no contexto dos Hospitais Universitários Federais; Saúde mental durante a gestação de alto risco, e Estratégias no cuidado da saúde dos pacientes usuários de substâncias psicoativas: a importância dos grupos terapêuticos.
Na parte da tarde, aconteceram duas mesas redonda. A primeira, com o tema “Pesquisas que impactam o SUS”, contou com a presença da enfermeira, profa. dra. Rosemary da Silveira; da fisioterapeuta, profa. dra. Mirelle Saes; médica veterinária, profa. dra. Andrea Von Groll, e do médico, prof. dr. Juraci Almeida Cesar. Já a segunda mesa, que teve como tema: “Interface Pesquisas e Serviços Especializados do HU-Furg”, foi dividida em duas rodadas. A primeira, reuniu a médica veterinária, profa. dra. Melissa Xavier; a médica, profa. dra. Rossana Basso, e os farmacêuticos, dra. Karine Sanchotene, dra. Luisa Mota e o prof. dr. Pedro Almeida da Silva. Na segunda rodada estiveram presentes: a enfermeira, profa. dra. Ana Luiza Baisch; a enfermeira, profa. dra. Giovana Gomes, e a enfermeira, dra. Edaiane Barros.
Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh
Foto: Alan Bastos HU-Furg/Ebserh