Serviço contratado pela Saúde junto ao CEAT amplia atendimento em traumatologia e ortopedia
O serviço contratado pela Prefeitura do Rio Grande, via Secretaria de Município da Saúde (SMS), para ampliar o acesso e diminuir o tempo de espera de atendimento ambulatorial em traumatologia e ortopedia já está em condições de atender toda a demanda ambulatorial, eletiva ou de urgência e emergência – não-cirúrgica -, inclusive com serviço de Raio-X, duas salas de gesso e uma ala de fisioterapia (atualmente só para convênios e particulares). A informação foi repassada, na tarde desta quarta-feira (14), pelo gerente da empresa contratada, Luís Eduardo Gazzola, administrador do Centro Especializado de Atendimento Traumatológico (CEAT), local onde os atendimentos são realizados. Ele recebeu uma equipe de assessores diretos do gabinete da secretária de Saúde no município, Zelionara Branco, que visitaram o local.
A proposta da Secretaria é reduzir bastante a fila de espera em traumatologia e ortopedia no município, hoje calculada em 3.330 pessoas. De acordo com Gazzola, serão cinco consultórios no CEAT, sendo possível atender um fluxo de quase 90 pacientes por dia, no horário das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30min. O gerente adianta que o serviço oferecido na sala de fisioterapia está em processo de negociação, podendo ampliar ainda mais o atendimento para cerca de 100 a 150 pacientes por dia. A previsão apresentada por ele é de que a demanda reprimida seja quase que zerada em fevereiro do próximo ano.
Duas entradas
A partir de segunda-feira (19), o ingresso no CEAT pela Rua Senador Salgado Filho, 133, ao lado do antigo prédio do CEAT, também vai estar disponível para receber os pacientes, inclusive com os cinco consultórios prontos para atender. Por enquanto, o acesso é pela Rua Revocata de Melo. Com as duas entradas, incluindo as recepções, a proposta é oferecer mais conforto e melhor atendimento aos usuários, explica o gerente.
Agendamento
Para o paciente ser atendido, em caso de urgência e emergência, basta se dirigir à recepção do CEAT. Os casos eletivos são encaminhados via agendamento pelos postos de Saúde. Gazzola cita que, em função do feriado da próxima semana, a agenda já está preenchida pelos postos de Saúde. Ou seja, “o serviço está funcionando, cabe ao usuário comparecer à consulta para ser atendido”.
Desde 2019
Maria da Graça Oliveira, 56 anos, é cuidadora e desde 2019 aguardava na fila de espera para ser atendida. Nesta quarta-feira, ela compareceu ao CEAT, após receber o aviso da Secretaria para a consulta. “Fui uma das primeiras pacientes da fila. Estou muito feliz por esse atendimento e pela competência da equipe. Não tenho o que reclamar”, acentuou.
Endereço
O CEAT possui duas entradas: uma pela Rua Senador Salgado Filho, 133, cujo acesso estará aberto a partir de segunda-feira, e outra na Rua Revocata de Mello, 17, ambas no Parque Residencial Salgado Filho.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação