Serviço de Estomaterapia retoma reuniões do Grupo de Apoio
Atividade visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes
O Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomará, a partir do dia 26 de outubro, as reuniões de seu Grupo de Apoio, destinado a pacientes com estomia e seus familiares. A atividade, suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, tem como objetivo fornecer informações que melhorem a qualidade de vida das pessoas com estomia.
O Grupo de apoio conta com a participação de uma equipe multiprofissional, composta por colaboradores do Serviço de Estomaterapia, do HU-Furg e de acadêmicos da Escola de Enfermagem da Furg (EEnf). Nesse espaço, acontecem o esclarecimento de dúvidas, educação em saúde, dinâmicas que relacionam o cuidado e a importância da estomia no cotidiano como novo processo de viver e confraternização. Para 2022, o calendário estabelecido prevê três reuniões: 26 de outubro, 16 de novembro e 28 de dezembro, com início às 14h. As reuniões ocorrem no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua General Osório s/nº.
Serviço de Estomaterapia
No HU-Furg são atendidas pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia). A Estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema intestinal e/ou urinário, digestório e respiratório, criando um orifício externo que se chama estoma. O Serviço, desenvolvido em parceria com a Escola de Enfermagem (EEnf) da Furg, além de prestar assistência aos pacientes, também atua na área do Ensino, Pesquisa e Extensão, destacando-se o projeto de extensão “Ostomia uma forma de viver”. No serviço, são executadas ações de orientação para o autocuidado, de prevenção e tratamento de complicações nas estomias. Além disso, é realizado o fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança que são fornecidos pelo Estado.
A atenção realizada pelo Serviço é de forma integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar para o pleno atendimento das necessidades das pessoas com estomia. O acolhimento, a consulta, a orientação e o cadastro são realizados no 3º andar da área hospitalar, no corredor em frente à Maternidade, com entrada pela Portaria Central, Acesso 4. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do paciente (original e cópia): Carteira de Identidade; CPF; cartão SUS; comprovante de residência com CEP (cópia apenas lado do endereço); nota de Alta Hospitalar e atestado médico com CID. Cada paciente também deve cadastrar um responsável – documentos necessários (original e uma cópia): Carteira de Identidade, CPF e cartão SUS. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3233.0209.
Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh
Foto: Divulgação