NotíciasRio Grande

Serviços de Assistência social estão mantidos, mas com adaptações preventivas

Os serviços da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) estão se adequando às mudanças necessárias para prevenção ao Covid-19. As mudanças respondem ao decreto 17.045 de 19 de março, que institui o Estado de Emergência no município, e também os consequentes procedimentos preventivos adotados pela administração municipal a partir da ordem de serviço expedida pelo prefeito na mesma data. Veja o que muda no atendimento às populações mais vulneráveis:

Mudanças nos serviços de assistência social
  • O restaurante popular vai entregar as refeições em marmitas (marmitex) para evitar aglomeração de pessoas em suas dependências, mas segue ofertando a mesma quantidade de almoços por dia: 100 direto no restaurante, 50 no Centro Pop e 10 para acompanhantes de pacientes da EBSERH. Ou seja, as 800 refeições semanais estão mantidas;
  • Cadastro único e os CRAS irão organizar os atendimentos em espaços amplos e arejados;
  • Centro Pop vai permanecer fechado para atendimentos coletivos, serão priorizados os atendimentos individuais, com os cuidados sanitários necessários para evitar contágio;
  • Para entrar no Centro Pop os usuários do serviço deverão higienizar as mãos;
  • Readequação para o uso do refeitório e do banheiro afim de evitar aglomerações;
  • Visitas domiciliares dos CRAS e CREAS serão revistas e terão prioridade de acordo com a segurança alimentar das famílias e solicitações de urgência do Ministério Público;
  • As trabalhadoras e os trabalhadores da área administrativa foram dispensados de trabalhar nos prédios da secretaria e irão realizar suas atividades em home office, ou teletrabalho;
Serviços suspensos por 30 dias
  • Os grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; oficinas; palestras e capacitações;
  • Atividades coletivas principalmente em ambientes fechados;
  • Pesagens do programa Bolsa Família;
  • Visitas domiciliares do programa Criança Feliz, as famílias beneficiárias serão informadas;
  • Visitas as comunidades indígenas, se houver necessidade a coordenadoria fará contato com os CRAS.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.