Notícias

SIM/RS já conta com a adesão de 80% dos municípios

Assinatura ocorreu nesta quarta-feira com a presença da prefeita Selmira Fehrenbach e do secretário Cezar Schirmer
O ingresso de Turuçu no Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) marca a adesão de 80% das cidades ao programa criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A assinatura do termo de cooperação ocorreu nesta quarta-feira (22) e contou com a presença da prefeita Selmira Fehrenbach, e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
O município da Zona Sul é o 401º a oficializar a parceria com o governo do Estado, lançada em abril de 2017. O SIM/RS possui diversas possibilidades de cooperação. Entre elas, destacam-se a integração e o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.
A assinatura do termo de cooperação estabelece as obrigações mútuas, do Estado e dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema não é padrão: ela é construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.
Cercamento eletrônico do RS
Um dos principais objetivos do SIM/RS é o cercamento eletrônico do Rio Grande do Sul até o final de 2018, com tecnologias que se conversem, criando uma grande rede integrada. O sistema funciona a partir de uma central de operações, dispensando a necessidade de servidores monitorando os equipamentos 24 horas por dia em cada cidade. Isso possibilitada que o efetivo esteja na rua fazendo o trabalho de policiamento ostensivo e atendendo ocorrências de forma rápida. Além disso, as imagens também devem ser espelhadas para o Centro Integrado de Comando e Controle da SSP.

SECOM RS

Foto: Rodrigo Ziebell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.