Sinterg leva questionamentos e sugestões para SMED sobre as eleições de diretores
As coordenadoras do Sinterg, Lisiane Kisner, Dóris Nogueira e Meri Barbosa, juntamente com a assessoria jurídica do sindicato, estiveram na SMED no final da tarde de ontem (02/10) em busca de esclarecimentos e para apresentar sugestões sobre as eleições para as direções escolares. O secretário de educação, Henrique Bernardelli, recebeu as representantes do sindicato, conversou por cerca de uma hora e prometeu fornecer respostas à categoria até o final do dia de hoje. Um documento contendo os questionamentos e as propostas foi entregue durante o encontro.
Na oportunidade, a coordenação questionou o secretário sobre a composição das comissões eleitorais, o prazo para a realização do pleito, respeitando os prazos estabelecidos no Decreto Municipal 20.273, e outros pontos do documento. Além disso, as representantes do sindicato apresentaram uma proposta de transição para a exigência do curso de gestão escolar, que não foi oferecido pelo Município, mas que é necessário para exercer o cargo de direção de acordo com a legislação vigente. A solução apresentada pelo Sinterg foi permitir que professores matriculados nos referidos cursos possam concorrer ao pleito e, posteriormente, comprovar a conclusão da titulação exigida.
É importante destacar que o Sinterg luta para que as eleições sejam regulamentadas por uma lei própria e não por decreto, como está ocorrendo atualmente. Em novembro de 2022, o sindicato elaborou, em conjunto com sua categoria, com aprovação unânime na Assembleia Geral da Categoria, uma minuta de lei para as eleições de diretores. O documento foi entregue aos poderes Executivo e Legislativo municipais.
Assessoria de imprensa e comunicação Sinterg
Foto: Sinterg