Notícias

Sistema de transporte hidroviário é discutido no Rio Grande do Sul

A modernização do sistema de transporte hidroviário do Estado e a constituição de uma comitiva que vai à Alemanha em agosto, foram temas de discussão, nessa quarta-feira (18), do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, do secretário dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, do diretor do Porto de Rio Grande, Janir Branco, e dos representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A viagem será para apresentar à direção do grupo alemão Duisport, o Plano Estadual de Logística de Transportes – Pelt-RS e o potencial hidroviário do Rio Grande do Sul.

A agenda é um desdobramento das tratativas realizadas em junho, durante missão da comitiva gaúcha que participou na Europa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Na ocasião, o presidente do grupo Duisport, Erich Staake, demonstrou interesse em participar de um projeto para criar um complexo logístico intermodal no Estado, conectando os portos de Rio Grande e da capital, com o auxílio de ligações por trens e hidrovias.

O Pelt-RS é um estudo realizado pela Secretaria dos Transportes, apresentado em junho de 2016, que constitui uma ferramenta de planejamento para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul nos
próximos 25 anos.

Também participaram da reunião na Secretaria do Desenvolvimento Econômico representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Associação de Hidrovias do estado.

SECOM RS

Foto: Divulgação/Transnorte RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.