Situação de emergência foi decretada por 14 municípios
De acordo com as informações repassadas pelas coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil e verificadas pelo Centro de Operações da Defesa Civil estadual, até a tarde desta terça-feira (20/6), 14 municípios do Estado decretaram situação de emergência.
São eles: Venâncio Aires, Caraá, Três Cachoeiras, Gravataí, Vale Real, Bom Princípio, Montenegro, Paverama, Portão, Feliz, Santa Maria Do Erval, Glorinha, Tupandi e Maquiné.
As documentações foram produzidas pelos municípios e estão em processo de inserção no sistema, para que sejam encaminhadas para a homologação do Estado e o reconhecimento da União.
O município de Maquiné, local onde as equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Defesa Civil Nacional estão trabalhando desde domingo (18/6), foi o primeiro a ter a situação de emergência homologada pelo Estado e reconhecida pelo ente federal.
A Defesa Civil estadual está presente em outros municípios, inclusive com integrantes movimentados de regiões não atingidas, para apoiar tecnicamente a produção da documentação e agilizar os processos, com o objetivo de acelerar as medidas de ajuda humanitária e de restabelecimento.
Ascom Defesa Civil RS
Foto: Freepik