NotíciasRio Grande

SMCA está em busca de pessoas interessadas em adotar cavalos

O abrigo municipal para cavalos resgatados está lotado. A partir disso a Secretaria da Causa Animal está em busca de pessoas interessadas em adotar parte dos animais.

A maior parte dos cavalos que estão no local foram resgatados de situações de abandono, exploração ou violência. Depois de recolhidos e levados para o abrigo no Camping Municipal recebem tratamento veterinário, alimentação, castração e cuidados adequados e, somente quando estão recuperados são destinados para adoção.

“Após a adoção os animais podem ter uma vida normal dentro das propriedades rurais, com convívio doméstico e nas lidas, não podendo é retornar para as vias públicas”, diz a secretária Laurinha.

Por terem sido usados para trabalho de tração de charretes e carroças, nem todos são domados para aceitar montaria, porém os novos tutores podem treiná-los para esta finalidade. No caso das crias – e há vários filhotes disponíveis – as mães devem ser adotadas juntas, pois o desmame só acontece depois dos dois anos de idade.

Obrigações

Para adotar um cavalo o interessado deve comprovar possuir um espaço rural para a livre circulação desde animal e se candidatar na Secretaria da Causa Animal (rua General Vitorino, 666) ou pelo e-mail: causaanimal@riogrande.rs.gov.br.

É preciso, ainda, obedecer a uma série de obrigações com o animal:

  1. Manter os cuidados necessários.
  2. Não o exibir em rodeios e similares.
  3. Não o utilizar como meio de tração.
  4. Não lhe explorar a força de trabalho.
  5. Não o transferir a terceiros.
  6. Não o destinar a particulares ou a instituições que possam submetê-los a procedimentos de ensino, de testes e de pesquisa.
  7. Não os destinar a comércio ou consumo.
  8. Não possuir antecedentes criminais ou condenação por infração do artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) ou outros referentes a maus-tratos a animais.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.