SMCAS nega contaminação por Covid-19 em Casa de Idosos
Não há contaminação em casa de idosos – notificação foi realizada na terça (23), e segundo a Secretária Adjunta da SMCAS ocorreu um “problema de comunicação”
Nesta terça (23), a prefeitura através do Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde, informou o caso positivo de uma idosa de 70 anos, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com comorbidades e isolamento domiciliar.
O Rio Grande TEM entrou em contato com Arlete Costa, Secretária Adjunta da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
De acordo com Arlete: “Felizmente foi um problema de comunicação!” Segundo informou: “Não há nenhum contágio em nenhuma ILPI do município, foi um problema de uma idosa que estava no hospital por outras razões, teve alta e nos procuraram para que ela fosse para uma ILPI, no protocolo de isolamento por 14 dias, mas a família dessa idosa resolveu levar a idosa para casa da família”.
Procedimento para Idosos em ILPI
Os idosos são mais vulneráveis a Covid-19, apresentando maior fragilidade e suscetíveis a complicações ocasionadas pelo coronavírus.
De acordo com Arlete, o protocolo em caso de contágio para o munícipio é:
“Caso ocorra algum contágio em idosos de ILPIs, idoso sem sintomas será isolado na própria ILPI, caso se agrave irá como qualquer outra pessoa com o vírus, para o hospital”.
Novos acolhimentos
Sobre os novos acolhimentos, segundo Arlete, para não haver contato com outros idosos de outras ILPIS, em diversas regiões da cidade o protocolo é: “Novos acolhimentos de idosos em ILPIs,são direcionados para um espaço exclusivo em uma determinada ILPI conveniada com a SMCAS”.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Pixabay