SMED aproveita recesso escolar para recuperar escolas afetadas pelo ciclone em Rio Grande
Assim como ocorreu em diversos pontos da cidade, muitas escolas da rede municipal de ensino também sofreram avarias em função do ciclone extratropical que atingiu o estado. Considerando este cenário, a Secretaria de Educação (SMED) estabeleceu na segunda-feira (18) um grupo de trabalho para avaliar os danos causados e um plano de ação já está sendo traçado para que os reparos ocorram nas próximas duas semanas, durante o período de recesso escolar.
Ainda na sexta-feira (14), após a passagem do ciclone extratropical, as equipes da secretaria se dividiram e visitaram todas as 77 instituições da rede para avaliar a situação de cada uma delas. De acordo com a secretária adjunta, Cecília Pucinelli, 56% das escolas foram prejudicadas pelo evento climático, a maioria forma leve.
Outras, entretanto, tiveram impactos de maior gravidade, como Alcides Barcelos, no Getúlio Vargas; Maria da Graça Reis, na Barra; Sylvia Centeno Xavier, na Ilha dos Marinheiros; Dom Pedro II, no Bosque; e Coriolano Benício, na Quinta.
Logo após as visitas de avaliação, as equipes da Zeladoria Móvel da SMED já iniciaram o trabalho de retirada de árvores dos pátios, reparo emergencial em telhados, recolhimento de alimentos não perecíveis e outros serviços de conserto.
“Foram danos causados por situações de árvores caídas e telhas que se soltaram com o vento, a maioria de forma leve. Além disso, 44% das escolas não foram afetadas. Porém, temos algumas muito avariadas, com situações mais graves. Para essas já fizemos o registro de preço com os empreiteiros, que já estão à disposição para solicitar o serviço. Nossa intenção é fazer essa recuperação antes da retomada das aulas”, disse Cecília.
A SMED também está encaminhando um relatório com detalhes e fotos sobre os estragos para a Defesa Civil, para que o setor possa contabilizar também os estragos causados na rede escolar. Em função dos impactos, o prefeito Fábio Branco assinou no sábado (15) o decreto de situação de emergência em Rio Grande.
A SMED se coloca a disposição para toda e qualquer situação que a comunidade escolar necessite, estando à disposição de suas equipes diretivas para pronto atendimento.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação