SMEd realiza premiação do 8º Festival de Vídeos Estudantil da cidade do Rio Grande
Em evento paralelo integrando a programação do CriaRG Hackthon 2023, aconteceu na tarde desta terça-feira (28) a cerimônia de mostra e premiação dos filmes participantes do 8º Festival de Vídeos Estudantil da cidade do Rio Grande. O festival foi realizado pela Secretaria de Município de Educação (SMEd) através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e seu projeto de extensão “ Oficina de Produção Audiovisual nas Escolas”.
Nesta 8ª edição do festival cinco escolas da rede municipal participaram produzindo filmes curta-metragem com a temática “Valorização da Cultura e da Pessoa Negra”. Foram elas: EMEF João de Oliveira Martins; EMEF Luiza Sophia Schmidt Tavares; EMEF Manoel Mano; EMEF Maria Angélica Vilanova Leal Campello; e EMEF Mate Amargo.
No total 11 vídeos produzidos por alunos de escolas municipais participaram do festival, em projeto desenvolvido entre os meses de abril e novembro deste ano. O projeto tem como objetivo motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.
Segundo Fabiana Laborda, Assessora Pedagógica do NTM, a proposta da temática apresentada no festival busca promover uma educação antirracista nas escolas e também a fim de celebrar os 20 anos da promulgação 10.639/2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Samira Feijó, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal da SMEd , afirmou que as escolas surpreenderam a equipe da Secretaria com a riqueza dos trabalhos apresentados.
Os vídeos produzidos pelos alunos da rede municipal de ensino foram divididos em diversas categorias.
Lista de premiados
Categoria Trilha Sonora:
- Minha cor não me limita, da EMEF Maria Angélica Campello
- Dança Africana, da EMEF Manoel Mano
Categoria Documentário:
- A importância do griôs para a Cultura Africana: Vamos embarcar nessa?, da EMEF Luiza Schmidt Tavares.
- Cor de Pele são muitas e lindas, EMEF Mate Amargo
- Religiões de matriz africana, EMEF Mate Amargo
Categoria Animação:
- Sereia Kianda , da EMEF Mate Amargo
Categoria Direção:
- Africanidade: de mãos dadas com nossos irmãos, da EMEF Manoel Mano
Categoria Roteiro:
- As bonecas Abayomi, da EMEF Mate Amargo
- Somos todos diferentes, da EMEF João de Oliveira Martins
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp