SMEd Rio Grande promove evento para compartilhar experiências ambientais dos Anos Iniciais
A Secretaria de Município da Educação (SMEd) realizou, nesta quarta-feira (11), o evento “Compartilhando Vivências Ambientais nos Anos Iniciais”, no Praça Rio Grande Shopping. Com atividades nos turnos da manhã e da tarde, o evento teve como objetivo apresentar as atividades focadas na temática meio ambiente desenvolvidas com os anos iniciais da rede municipal, buscando promover o compartilhamento de experiências entre as escolas e as comunidades escolares.
Segundo a assessora do Núcleo dos Anos Iniciais da SMEd, Cristina Santos, as 53 escolas da rede municipal que atendem os anos iniciais participaram das atividades, através de diversos trabalhos artísticos, trazendo a sustentabilidade como foco. Os portfólios das escolas participantes estavam em exposição durante todo o evento.
“É de se emocionar ver a escrita, seja ela inicial ou avançada, dos nossos estudantes, […] ver como os professores são criativos. Observar o quanto cada escola tem seu tom, suas peculiaridades e sua identidade. É esperançoso encontrarmos, por meio desses portfólios, um elo tão significativo com as famílias”, declarou a coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais da SMEd, Karine Dias Pinto. “É transformador ver nos registros docentes o compromisso com a transformação social, com a educação ambiental e com a conscientização de nossos estudantes e comunidades escolares. É no processo de agir que nós nos formamos”.
Para a abertura do evento, foi realizado um show do projeto Gambano e os Aventureiros Ambientais, que trouxe uma performance animada para a criançada. O projeto já tinha passado por algumas escolas ao longo deste ano, por meio do programa Escola em Tempo Integral.
Outros destaques do evento incluíram a apresentação “Nossa Trajetória na Educação Ambiental”, que reuniu as ações desenvolvidas pela E.M.E.F. Ramiz Galvão, com o apoio de empresas do Distrito Industrial do município. Entre as iniciativas destacaram-se um mutirão de prevenção à dengue, revitalização da horta escolar, coleta de resíduos plásticos e o projeto Escola Azul, uma oficina voltada para o ensino sobre a fauna local.
Já a E.M.E.F. Manoel Martins Mano apresentou sua escolha à “figuraça” do ano, que homenageou o professor Thierry Paganelli. Durante o período das enchentes de maio, o professor Thierry desenvolveu o livro “Águas do Rio Grande”, com o objetivo de auxiliar na educação e apoiar os alunos.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp