SMMAS retoma operações de fiscalização no Canalete da Major Carlos Pinto
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), retomou neste final de semana as operações de fiscalização no Canalete da Major Carlos Pinto. Conforme informações da SMMAS, com a inibição do movimento noturno causado pelas operações constantes no Rincão da Cebola, algumas pessoas acabaram migrando para o Canalete, fazendo com que o local se tornasse o novo ponto de aglomeração e perturbação do sossego.
De acordo com a Secretaria, as operações desenvolvidas no Canalete atendem também a demanda repassada por moradores locais, que vêm reclamando da crescente do movimento de pessoas e veículos que transitam com som em alto volume até a madrugada, principalmente aos finais de semana. Ao comentar sobre o trabalho na área, o titular da SMMAS, Anderson Castro, disse que embora o Canalete seja um local de lazer e ponto de encontro, “deve haver o equilíbrio entre o lazer e a bagunça e perturbação das outras pessoas, pois ali também é uma área residencial. É preciso respeito”, ressalta o Secretário.
As operações foram realizadas nas noites de sexta-feira, 30, e sábado, 31, se estendendo até a madrugada do dia seguinte. No total, 172 veículos foram abordados. Desses, 7 foram removidos ao depósito por irregularidades. Os autos de infração registrados foram 62. As operações no local foram desencadeadas de forma integrada entre Núcleo de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar. Além deles, fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas trabalharam na operação por meio da averiguação do cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19 em estabelecimentos comerciais da região.
Outro local que também recebeu atividades de fiscalização foi o Center Park. As equipes se deslocaram até o bairro após denúncias da realização de uma festa com som em volume alto. Ao chegar na localidade, a situação foi constatada como procedente. O efetivo orientou o responsável pela residência a encerrar as atividades em respeito ao Decreto Municipal vigente.
Boletim de fiscalização semanal Covid-19
A Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) disponibilizou hoje, 2, informações sobre as ações de fiscalização que buscam garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 no Município. Os dados são referentes a semana de 26 de julho a 1º de agosto. Neste período, o trabalho integrado desenvolvido pela Prefeitura e Forças de Segurança da cidade resultou em 91 ações de fiscalização e quatro orientações. Nas outras 87 diligências não foram constatadas irregularidades.
As equipes averiguaram o cumprimento dos protocolos em residências, lancherias, bares, na Abrigolândia, em pubs e em outros estabelecimentos. Centro e Cassino foram percorridos a fim de realizar o controle de aglomeração e o monitoramento de espaços públicos e privados. Além deles, bairros como Cidade Nova, Miguel de Castro Moreira, Cohab I, Bochholz, Lagoa, Junção, São Miguel, São João, Getúlio Vargas e Jardim do Sol também receberam o patrulhamento.
As ações de fiscalização relacionadas à pandemia são desenvolvidas por uma Força-tarefa composta por fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas, fiscais do Procon, agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. No total,25 viaturas e 64 servidores estiveram envolvidos nas atividades da última semana.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação