SMS adquire mais 20 mil testes rápidos para Covid-19
A compra emergencial de mais 20 mil kits para detecção rápida de infecções respiratórias, conhecidos por testes rápidos contra a Covid-19, foi encaminhada essa semana pela Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) com valor total de R$ 600 mil. A aquisição é feita por meio do Consórcio Público Extremo Sul, que reúne 20 municípios dessa região do estado.
Embora não haja falta desses testes rápidos na rede municipal de Saúde, a compra foi realizada porque o governo estadual não vai mais repassá-los aos municípios. Conforme a titular da SMS, Zelionara Branco, a aquisição tem como objetivo não deixar faltar esses testes no momento em que se observa um aumento de casos e mortes por Covid-19 no município.
Até o dia 23 deste mês, a Vigilância Epidemiológica do Rio Grande informa que foram registrados no sistema e-SUS 848 casos positivos. Como muitas pessoas fazem autotestagens, esses resultados não são notificados e a soma pode ser maior do que esse número apresentado pela Vigilância. Já o número de óbitos neste mês chegou a nove no município.
Zelionara diz que essa nova aquisição de testes é uma forma do município estar prevenido para uma eventual procura mais acentuada, em função do período de festas de final de ano e férias. Por enquanto, todos os postos de Saúde fazem testes rápidos para Covid-19.
Cuidados
Por outro lado, a secretária reforça as orientações para que as pessoas continuem adotando medidas de prevenção contra o vírus da Covid-19. “Ainda é necessário impedir a propagação do vírus”, salienta.
Comportamentos utilizados pela população em períodos mais críticos da pandemia têm sido recomendados novamente. Entre as principais medidas estão: lavar as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos, usar álcool em gel quando possível, manter, pelo menos, um metro de distância das pessoas onde houver aglomeração, e utilizar máscara ou cobrir a boca e o nariz com lenço descartável quando tossir ou espirrar.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação