SMS aguarda envio de vacinas para aplicar quarta dose em idosos de 60 anos ou mais
A Secretaria da Saúde do Rio Grande informa à população que aguarda a chegada de mais vacinas para iniciar imunização com a quarta dose (segunda de reforço) contra a Covid-19 para idosos com 60 anos ou mais. O setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria esclarece que, embora o governo estadual tenha autorizado, quinta-feira (19), a aplicação da quarta dose para essa nova faixa etária, ainda não foram enviadas doses para o município, o que deverá ocorrer até o final desta sexta-feira (20).
INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL
Enquanto isso, a Vigilância continua a vacinação para os demais públicos, tanto contra a Covid-19, como para proteção contra a Influenza (H1N1) e Tríplice Viral (Caxumba, Rubéola e Sarampo).
Neste sábado (21), todas as vacinas vão ser aplicadas no Posto IV (Canalete), na UBSF do Parque Marinha e na sala extra do Cassino (Av. Rio Grande, 67). Em todos os locais o horário de atendimento é das 9h ao meio-dia.
A vacina contra a Influenza (H1N1) está disponível para crianças dos 6 meses aos 9 anos, para pessoas dos 55 aos 59 anos, bem como para idosos com 60 anos ou mais. Também recebem trabalhadores da Saúde, que devem apresentar a caderneta de vacinação para atualizar, também, as vacinas Tríplice Viral e Covid-19. Além destes, recebem a vacina contra a Influenza os professores, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, dos 10 aos 54 anos (com comprovante da comorbidade), portadores de deficiência permanente, caminhoneiros, rodoviários, portuários, integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Salvamento.
A vacina Tríplice Viral (caxumba, rubéola e sarampo) é oferecida ainda para crianças com 6 meses até 5 anos incompletos.
VACINA COVID-19
Crianças devem ser vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, dos 5 anos até 11 anos. As que foram vacinadas com a primeira dose de Coronavac, até o dia 22/4, podem tomar a segunda dose.
As crianças que precisam da segunda dose e foram vacinadas com a primeira de Pfizer pediátrica entre os dias 19/1 e 22/3 (data da D2 está escrita a lápis na Caderneta de Vacinação) podem receber a vacina.
A Secretaria de Saúde exige o Termo de Assentimento referente às crianças que precisam receber a primeira dose, desde que a crinaça não esteja acompanhada de seu representante legal. O Termo está disponível na Página da Prefeitura.
ADOLESCENTES E ADULTOS
A primeira e a segunda dose contra a Covid-19 está disponível para quem tem 12 anos ou mais.
Também está liberada a terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais, vacinados com a segunda dose de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer, há mais de quatro meses.
Pessoas imunocomprometidos, vacinados com segunda dose, há mais de 60 dias, que comprovem a comorbidade (a lista das comorbidades para Dose Adicional está disponível na página da Prefeitura), podem receber a terceira dose.
A quarta dose para Imunocomprometidos que realizaram a terceira há mais de quatro está disponível. (Relação das Comorbidades está na página da Prefeitura).
A Secretaria disponibiliza a terceira dose para adolescentes de 12 até 17 anos, que apresentam alto grau de imunossupressão, incluindo gestantes e puérperas, que receberam a segunda dose, há dois meses ou mais. É necessário apresentar comprovante do estado de saúde declarado (relação das doenças está disponível na página da Prefeitura).
A segunda dose da vacina AstraZeneca e Pfizer está disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose até dia 22/3.
Para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a primeira dose da Janssen, há mais de dois meses, está disponível a segunda dose.
Também está disponível a terceira dose para pessoas de 18 ou mais, imunocomprometidos, vacinadas com a segunda dose de Janssen, há mais de 4 meses.
Idosos de 70 anos ou mais, vacinados com a terceira dose, há mais quatro meses, podem procurar a quarta dose. Para receber essa dose, os idosos devem levar a carteira de vacina onde estão registradas as doses anteriores.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação