SMS amplia atendimento em Saúde para público LGBT em Rio Grande
A ampliação de serviços de Saúde para a população LGBTQIA+ no Rio Grande faz parte da programação do mês do Orgulho LGBTQIA+. Desde terça-feira (7), o Programa Municipal da Saúde LGBT está oferecendo mais consultas com uma educadora física e a aplicação da técnica de Reiki, feita por um psicólogo e uma fisioterapeuta, como Prática Integrativa Complementar (PICs).
O Programa está inserido nas atividades da Secretaria de Município da Saúde (SMS). Na sede da Secretaria (Rua Marechal Floriano, 5), as consultas podem ser agendadas tanto por telefone (53) 3233-8492, como presencialmente. No mesmo local, ocorrerão os atendimentos. Serão seis consultas por dia para cada profissional.
A educadora prescreverá e orientará exercícios físicos e fará, também, avaliação de quem procurar o atendimento, como peso, altura, medidas da cintura, quadril, a fim de ter melhor acompanhamento dessas pessoas. As consultas terão duração de 30 minutos.
Práticas
As Práticas Integrativas Complementares (PIC’s) são indicadas como coadjuvante no tratamento tradicional por sua comprovada efetividade no alívio das tensões e sintomas decorrentes da ansiedade e angústia.
“Esse tipo de prática promove relaxamento e se constitui num importante instrumento para a elaboração da corporeidade e ego corporal do sujeito LGBTQIA+”, afirma a coordenadora do Programa na SMS, Natasha Cardoso. Semana passada, a coordenadora participou, de forma presencial na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de uma capacitação sobre acolhimento. O evento foi transmitido via internet para outros pólos da Universidade, como Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação