SMS amplia locais e horários para o Dia D de multivacinação neste sábado em Rio Grande
A Secretaria da Saúde do município do Rio Grande estará com todos os 33 postos abertos, neste sábado (21), Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, no horário das 8h às 16h. No mesmo horário, equipes estarão vacinando em outros três locais: o CRAS Hidráulica, o Posto IV (Canalete) e o Ambulatório Naval. Além destes pontos, haverá equipes nos dois shoppings da cidade, Praça e Partage, que estarão envolvidos com a vacinação, das 15h às 19h.
Serão oferecidas todas as vacinas contra a Covid-19, gripe Influenza e outras do calendário anual que precisam ser atualizadas. Haverá doses para crianças, adolescentes e adultos. Conforme a demanda por doses, poderão ser distribuídas senhas próximo ao final do horário da vacinação.
A campanha nacional encerra no dia 28, em todo o Brasil, mas neste sábado é o Dia D. O foco da campanha é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis (preveníveis por vacinas). A meta é avaliar, vacinar e atualizar a Caderneta de Vacina, principalmente, de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos.
Teste oftalmológico no Partage
Uma outra ação com apoio da Secretaria da Saúde vai ocorrer no Partage Shopping, das 13h às 18h, também neste sábado. Desta vez, será oferecido um teste oftalmológico para triagem de retinoblastoma. O teste é gratuito e específico para crianças de zero (0) a 5 anos.
Cadastro sobre o câncer
Em todos os postos de Saúde, a Secretaria estará reforçando, também, a indicação para que as pessoas preencham um cadastro virtual que visa buscar informações junto aos moradores da cidade com objetivo de identificar quem tem risco de desenvolver um dos cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil (mama, próstata, cólon, colo de útero e pulmão). Essa ação faz parte de um projeto-piloto entre a Prefeitura do município, por meio da Secretaria da Saúde e a startup Previneo, de Curitiba, com intermediação da organização Artemisia.
Para preencher o questionário na plataforma digital, um QR Code está disponibilizado para a população. Ao acessar o QR Code, a pessoa preenche o questionário com informações básicas, incluindo identidade, idade e histórico de saúde, como hábitos com bebida, cigarro, atividade física, entre outras. Após o preenchimento, a própria plataforma digital indica o grau de risco da pessoa para algum tipo de câncer. Conforme o caso, a pessoa recebe pelo WhatsApp a orientação para que busque atendimento em alguma unidade de Saúde.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp