SMS capacita profissionais para diminuir fila na reumatologia em Rio Grande
Para tentar reduzir a fila de espera no atendimento da área de Reumatologia, a Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande retomou, nesta quarta-feira, a capacitação de médicos. A proposta com a atividade foi atualizar profissionais da rede municipal lotados nas unidades de Saúde sobre condutas e tratamentos a serem indicados aos pacientes e encaminhamento posterior à reumatologia. Aproximadamente 1.200 pacientes estão hoje na fila de espera da especialidade, alguns desde 2013.
A médica Clair Amaral atua na unidade de Saúde do Aeroporto e coordenou a reunião na sede da Secretaria. Ela informou que esse tipo de capacitação não era realizado desde antes da pandemia. “Essa atualização facilita tanto o profissional das unidades de Saúde, como o usuário e o especialista em reumatologia”, afirma. A médica explica que, após ser atendido no posto o paciente chega ao reumatologista com diagnóstico básico pronto. “Se o paciente já foi pré-investigado e não necessita da consulta com a reumatologista, ele não precisa ficar na fila de espera, nem continuar migrando dentro do sistema”.
Já a médica reumatologista, Alessandra Kisner comentou que a fila aumentou com a pandemia e a dificuldade de encontrar especialistas da área. Com a triagem e capacitação mais adequada dos clínicos ela acredita que o direcionamento passe a ser mais específico e muitos nem necessitem de atendimento especializado.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação