SMS confirma primeiro caso de Monkeypox em Rio Grande
A Secretaria da Saúde de Rio Grande confirmou o primeiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) na cidade. O caso foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica, nesta terça-feira (6) e trata-se de um homem, 39 anos, notificado e diagnosticado no Rio de Janeiro (RJ). Conforme a Vigilância, as medidas de prevenção e controle estão sendo cumpridas pelo paciente, que está em isolamento domiciliar no Rio Grande. A Vigilância manterá o monitoramento e rastreamento dos comunicantes com esse caso.
Por outro lado, a rede municipal de Saúde está sendo capacitada pela Vigilância Epidemiológica para atendimento, diagnóstico e monitoramento dos casos conforme o Plano de Contingência Municipal, respeitando os fluxos assistencial e laboratorial.
Os técnicos da Secretaria de Saúde lembram que a transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal através de secreções respiratórias, lesões de pele infectadas ou objetos. Os sintomas começam com febre, dor no corpo, prostração e mal-estar e o aparecimento de lesões na pele, que podem levar de 3 a 4 semanas para cicatrizar. A confirmação dos casos suspeitos deve ser realizada com teste molecular (RT-PCR) feito nas lesões.
Tratamento e Prevenção
O tratamento está baseado em medidas de suporte e a prevenção consiste em redobrar os cuidados no dia a dia, como lavar as mãos constantemente, evitar contato direto e prolongado com pessoas suspeitas ou doentes e evitar compartilhar objetos de uso pessoal. O uso de máscaras também é importante para evitar a contaminação, já que o contágio pode acontecer pelas vias respiratórias.
As pessoas que apresentarem sintomas e tiveram contato com caso suspeito ou confirmado devem procurar um serviço médico e permanecer em isolamento.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Pixabay