SMS de São José do Norte dá dicas de como realizar o aproveitamento integral de alimentos
Aproveitamento integral de alimentos
Quando falamos de aproveitamento integral de alimentos, estamos nos referindo ao alimento em sua totalidade, aproveitamento de todas as suas partes comestíveis. Quando utilizamos apenas as partes nobres do alimento e descartamos cascas, talos, sementes e folhas, estamos perdendo boa parte do valor nutricional dele.
Além disso, o aproveitamento integral de frutas e vegetais evita o desperdício e contribui para a qualidade alimentar dos indivíduos, minimizando as carências nutricionais, principalmente das populações com menor poder aquisitivo.
Sempre devemos lembrar a higienização correta dos vegetais e frutas cujas cascas serão aproveitadas para consumo, primeiramente, lavando-os em água corrente e após imergindo em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária, após 10 minutos o alimento está pronto para ser enxaguado e preparado ou consumido.
Exemplo: Aproveitamento integral de abóbora
A abóbora é rica em carotenóides, poderoso antioxidante. Suas cascas possuem maior teor de fibras e proteínas que propriamente sua polpa. As sementes possuem propriedades funcionais as quais previnem câncer e tem efeito protetor das doenças cardiovasculares, além de atividade vermífuga.
Porém, as sementes desse vegetal, assim como as de outros vegetais, possuem fatores antinutricionais, que nada mais são de que fatores que interferem na absorção de nutrientes pelo nosso corpo, esses fatores podem ser tóxicos se o produto for consumido em grande quantidade.
No entanto, existem estudos que indicam que esses fatores podem ser minimizados para o produto se tornar seguro ao consumo. O tratamento térmico nesse caso é o que neutraliza a ação desses fatores antinutricionais, e permite que possamos aproveitar os efeitos benéficos das sementes.
A abóbora é só um exemplo de aproveitamento integral, pois as folhas de couve-flor e brócolis, os talos de espinafre e brócolis, as cascas de banana, laranja, limão, dentre outros, também podem e devem ser incluídos na alimentação, pois são ricos em fibras e outros nutrientes importantes a nossa saúde.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Divulgação PMSJN