SMS de São José do Norte esclarece funcionamento de protocolos referentes ao Covid-19
A Prefeitura Municipal de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, esclarece à população os protocolos referentes ao tratamento da infecção pelo Covid-19, em diversos serviços de saúde, tanto executados pelo Município, quanto por outros órgãos públicos.
Atendimento referenciado
O atendimento aos pacientes cujo estado clínico seja condizente com síndrome respiratória ou suspeita de infecção por Covid-19, no Município de São José do Norte, estão sendo realizados pelo Hospital Municipal de São José do Norte. Além do Centro de Atendimento às Síndromes Gripais, o Hospital conta com estrutura física e fluxos definidos para o atendimento aos casos suspeitos de infecção por Covid.
A triagem no HMSJN é feita apartada das demais triagens, quando o atendimento é referente à síndrome gripal ou suspeita de infecção por Covid. O paciente atendido tem acesso a uma ala no Hospital, destinada exclusivamente para tal finalidade, com capacidade de atendimento médico, sala de observação, enfermaria e internação em isolamento, bem como isolamento respiratório.
Isolamento domiciliar
Os pacientes que procurarem os serviços de saúde, após atendidos e avaliados por médico, ao se enquadrarem como casos de síndrome respiratória ou mesmo como suspeita de infecção por Covid-19, caso não apresentem maior gravidade do quadro (definida por critério clínico), deverão ser encaminhados ao isolamento domiciliar. O isolamento domiciliar é compulsório, por força da Portaria Interministerial 5/2020, o que significa dizer que sua observância é obrigatória. O atestado médico que estabelece ao paciente o isolamento domiciliar abrange a todo o conjunto familiar, ou seja, a obrigação do isolamento inclui o paciente e o seu núcleo familiar. Todos serão acompanhados e monitorados pelos serviços de saúde.
Internação – local ou referenciada / testagem para infecção por Covid-19
Aos pacientes cujo estado clínico demande internação hospitalar (definição por critério clínico), a internação será garantida de duas formas: ou diretamente no Hospital Municipal de São José do Norte, na medida da capacidade instalada ou em Hospital referenciado.
A internação no HMSJN será realizada na estrutura de isolamento, preparada para o atendimento das síndromes respiratórias, cuja suspeita de infecção por Covid-19 esteja presente. Uma vez internado, o paciente será testado para a confirmação diagnóstica do Covid-19; a testagem observará os critérios de perfil epidemiológico para teste rápido ou por coleta e envio ao Lacen (Laboratório Central, vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul).
A internação será definida por critério médico, mediante o quadro clínico condizente; desde a entrada do paciente no serviço, a conduta médica agirá na investigação do caso, até o fechamento da conduta como determinação de suspeita de infecção de Covid-19, sendo que, havendo a internação e a suspeita, a notificação de tal suspeita é obrigatória, uma vez fechada a hipótese diagnóstica.
Uma vez internado, o paciente e todo o seu atendimento (dados pessoais, relato apresentado à triagem, exames realizados e demais circunstâncias atinentes) serão incluídos no Sistema de Gerenciamento de Internações (GERINT). O referido sistema, durante a crise de pandemia do Covid-19, está sendo utilizado de forma comum a todos os Hospitais do Rio Grande do Sul, para informarem os pacientes que internarem com suspeita de infecção por Covid-19.
Após inseridos os dados no GERINT, a regulação estadual (setor técnico que funciona ininterruptamente, com trabalho médico) acompanha o caso, monitorando seu avanço, por meio de solicitações ao Hospital responsável pela internação. Caso a regulação estadual entenda que o quadro clínico do paciente é condizente com a capacidade instalada no Hospital local, informará que o paciente deve permanecer internado ali; havendo entendimento do médico da regulação estadual, no sentido de que deve o paciente ser deslocado para outro tipo de atendimento, inclusive UTI, tal informação será repassada, via GERINT, ao Hospital local. A regulação estadual é a responsável por indicar em qual Hospital e serviço o paciente será internado. Esclarece-se que essa adoção de protocolo pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul não exclui outras referências hospitalares, como a Santa Casa do Rio Grande em relação a São José do Norte.
Confirmação diagnóstica de infecção por Covid-19
Havendo retorno da testagem confirmando a infecção por Covid-19, o conjunto familiar do paciente infectado também será testado, além de monitorado. Os possíveis contatos diretos serão monitorados e, havendo sintomática correspondente à suspeita de infecção por Covid-19, também serão testados.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Arte/PMSJN